• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GILMARA DE CAMARGO NOGUEIRA.pdf (556.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Nogueira, Gilmara de Camargo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que provocam, maximizam ou minimizam situações de indisciplina em sala de aula. Compreender a partir do ponto de vista das Pedagogas, que atendem o turno matutino, de professores(as) e alunos(as) do oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor José Esperança2, em Curitiba como e porque a indisciplina se manifesta no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2016, através de pesquisa de campo, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, em duas turmas de oitavo ano no período matutino, totalizando 53 (cinquenta e três) alunos(as) participantes, 04 (quatro) professores(as) e 02 (duas) pedagogas, tendo como objetivo principal verificar quais os fatores que os mesmos consideram que interferem para que ocorra a indisciplina em sala de aula. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica com buscas sobre a temática em sites voltados a discutir a educação e em livros de autores que tratam do tema, como Aquino, Amado, Garcia Oliveira e Vasconcelos. As indagações foram realizadas considerando a tríade, professores, alunos e pedagogas buscando o entendimento se há interferência de fatores intra e extraescolares, uma análise sobre seu próprio comportamento, considerando se o mesmo interfere na aprendizagem, se o comportamento dos alunos altera em função do método de trabalho que o professor utiliza e por fim sugerir como amenizar tais condições. Os principais resultados obtidos na pesquisa são de que os alunos se percebem em condições de disciplinados e também de indisciplinados, entendendo que isto pode interferir em seu rendimento. Colocam que se sentem motivados, mais interessados e compreendem melhor os conteúdos disciplinares, quando são utilizadas metodologias diferenciadas, que é um fator positivo para a disciplina em sala de aula, pois os alunos ficam mais concentrados, bem como o bom relacionamento com os docentes facilitam a rotina do dia a dia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53281
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV