Browsing Dissertações by Title
Now showing items 37-56 of 98
-
O Haiti em Curitiba : um olhar interpretativo das práticas comunicativas dos haitianos no novo território
(2016)Resumo: Este trabalho de dissertação analisa os processos comunicativos que haitianos residentes em Curitiba (capital do Estado do Paraná) estabelecem entre si e a sociedade, buscando responder como tais processos contribuem ... -
Hashtag na capa : representações da agenda feminista nas revistas Claudia e Marie Claire (2010-2017)
(2019)Resumo: Esta pesquisa visa analisar de que maneira as revistas femininas Claudia e Marie Claire representaram a demanda da agenda feminista em suas publicações, no período 2010-2017, sobretudo a partir de 2015, considerado ... -
"Identidade Gays" como ato performativo nas práticas comunicativas no Faceboock : uma perspectiva Pragmática
(2015)Resumo: Em uma perspectiva Pragmática da Comunicação, a linguagem usada no processo ou prática comunicativa não serve apenas como constatação do que poderia ser descrito como verdadeiro ou falso no mundo. Todo uso de ... -
Identidade polono-brasileira em São Mateus do Sul - PR : processos comunicativos de expressão étnica tecidos em família
(2019)Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como descendentes de imigrantes poloneses utilizam processos comunicativos - sejam eles produzidos a partir da relação com a mídia ou em outros processos - na construção e ... -
A Imagem de Lula construída pelos editoriais do jornal O Estado de S.Paulo
(2017)Resumo: Este trabalho analisa os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo (OESP) que mencionaram o então candidato à Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), durante as campanhas ... -
(In)visibilidade das CPIs da ALEP em uma análise da cobertura política de três meios de comunicação
(2015)Resumo: Este estudo desenvolve uma análise comparativa da cobertura política sobre o trabalho das CPIs da Assembleia Legislativa do Paraná - CPI dos Planos de Saúde, CPI da Telefonia Móvel e CPI dos Pedágios -, durante o ... -
Interações digitais e satisfação no trabalho : um olhar sobre a comunicação interna informal na indústria
(2018)Resumo: Este estudo de caso investiga interações digitais e satisfação laboral entre trabalhadores operacionais de uma grande indústria. Buscamos responder à seguinte questão: em que medida as interações comunicacionais ... -
Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
(2018)Resumo: Nas redes sociais digitais são disponibilizados canais gratuitos que abordam de forma lúdica assuntos complexos de várias áreas do conhecimento. Neste estudo, analisamos o conteúdo do canal Nerdologia, que realiza ... -
As interações entre leitores na seção The long read do The Guardian : entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas
(2020)Resumo: As interações entre leitores e sites dos jornais impressos ganharam novos contornos ao longo das últimas duas décadas. Esta pesquisa pretende compreender como é feita a condução e a articulação da comunidade on-line ... -
Uma leitura dos processos de hibridização cultural na ficção seriada televisiva : análise dos personagens e suas inter-relações na telenovela "Cordel Encantado" (2011)
(2015)Resumo: A telenovela é um produto de grande visibilidade na televisão aberta brasileira. Os motivos de seu êxito atraem não apenas telespectadores, mas acadêmicos que a estudam com motivações que vão desde perceber seus ... -
Ley con qué medios? : o enquadramento noticioso no contexto do confronto político entre Clarin e Cristina Kirchner
(2015)Resumo: Esta pesquisa propõe analisar o enquadramento dado à ley de medios no diário Clarín, a partir do conceito media frames proposto por Robert Entman (1993). Parte-se da premissa de que as políticas voltadas para a ... -
Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
(2020)Resumo: O Facebook, como serviço que permite o desenvolvimento de uma rede social digital, oferece aos indivíduos inseridos na plataforma uma dinâmica na qual as informações presentes em suas interações são transmitidas, ... -
Luta em 140 caracteres : o twitter como arena de reconhecimento para os atletas paralímpicos
(2018)Resumo: Desde que decidem pela carreira no esporte paralímpico, os atletas com deficiência travam uma luta por reconhecimento e redistribuição. As demandas vão desde a conquista de uma estrutura adequada para a prática e ... -
Mais ronron, por favor : mitologia para o consumo no perfil do petinfluencer @canseidesergato no Instagram
(2019)Resumo: A partir dos pressupostos encontrados em estudos sobre mitologia e suas relações com o imaginário, a cultura e o consumo - os quais demonstram que a mídia constitui um espaço em que transitam estruturas simbólicas, ... -
As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014
(2016)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as manifestações de junho de 2013 foram retratadas nos programas eleitorais de televisão dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. Os protestos tinham como alvo, ... -
A Marca na política : o Partido Social Cristão e a comunicação integrada de marketing no processo de branding partidário
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como tema a construção de marcas de partidos políticos. O objetivo é investigar sobre a construção marcária do Partido Social Cristão (PSC), a partir da correlação dos valores ideológico-partidário, ... -
Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
(2017)Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa ... -
Midia-educação e professores : pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educação
(2015)Resumo: O presente trabalho, que assume característica qualitativa de investigação, busca responder o seguinte problema de pesquisa: os professores que utilizam meios de comunicação em sala de aula tem incorporado aspectos ... -
Mitos na política brasileira : a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisa de que modo a comunicação político-eleitoral recorreu a mitologias políticas para construir a identidade de marca dos candidatos à presidência da República em 2018, nos levando a investigar ... -
Movimento antivacinas na internet : da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook
(2019)Resumo: Esta dissertação estuda os processos comunicacionais de redes sociais digitais por meio do conteúdo criado e (re) circulado em grupos contrários ou críticos à vacinação. Para tanto, o problema de pesquisa busca ...