A Imagem de Lula construída pelos editoriais do jornal O Estado de S.Paulo
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo (OESP) que mencionaram o então candidato à Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), durante as campanhas eleitorais de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Partiu-se da hipótese que OESP faz uso de seu papel como ator político ao construir a imagem pública de Lula orientada segundo os interesses do jornal utilizando termos que conduzem o leitor a determinadas interpretações. Assim, ao posicionar-se, o Jornalismo evidenciar-se-ia como dotado de interesses e influenciador da discussão, ao passo que se apresenta também como espaço de debate público. Examina-se, portanto, o resultado das escolhas editoriais que conduziram à construção da imagem pública de Lula a partir das palavras utilizadas. O material que constitui o corpus foi obtido no acervo on-line do jornal e totaliza 181 editoriais, nos quais foi aplicada a Análise de Conteúdo composta pela 1) Análise de Classificação Hierárquica Descendente, 2) Análise de Similitude e 3) Nuvem de palavras, disponibilizadas pelo software Iramuteq. O trabalho está estruturado em três partes: 1) a discussão teórica; 2) os procedimentos metodológicos e 3) os resultados. Na primeira parte, discute-se o Jornalismo como arena de debate ao servir de intermediário das informações, e, simultaneamente, como ator político ao selecionar o conteúdo de acordo com os interesses políticos da organização. A discussão concentra-se sobre os editoriais, espaço em que a empresa se posiciona politicamente e no qual, sobretudo em períodos eleitorais, tem a liberdade de endossar candidaturas. A segunda parte detalha o uso do software e as estratégias metodológicas. Por fim, são apresentados os dados e os resultados do estudo. As descobertas fundamentais da dissertação demonstram que Lula foi caracterizado como o esquerdista em 1989, o adversário em 1994, o oposicionista em 1998, o eleito em 2002 e o presidente em 2006, comprovando a hipótese inicial de que houve transformações na caracterização do candidato apresentada pelos editoriais, o que permite delinear as diferentes imagens construídas pelo jornal ao longo do tempo, o que contribui para a discussão do periódico como ator político ao orientar a interpretação do personagem e do próprio contexto social no sentido que melhor atenda interesses defendidos pelo jornal, e também servir como arena para o debate. O esforço contribui para o campo da Comunicação e da Ciência Política ao ampliar o debate sobre editoriais jornalísticos em períodos eleitorais e, ainda, ao identificar ferramentas para análises sociais que permitam reduzir a interferência do pesquisador. Palavras-chave: Comunicação Política. Jornalismo Político. Imagem pública. O Estado de S. Paulo. Editoriais. Lula. Abstract: This paper analyzes the editorials of the newspaper O Estado de S. Paulo (OESP) that mentioned the then candidate for the Presidency of Brazil, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), during the electoral campaigns of 1989, 1994, 1998, 2002 and 2006. The hypothesis was that OESP uses its role as a political actor to construct Lula's public image oriented according to the interests of the newspaper using terms that lead the reader to certain interpretations. Thus, by positioning itself, journalism would show itself as endowed with interests and influencers of the discussion, while also presenting itself as a space for public debate. It is therefore examined the result of the editorial choices that led to the construction of Lula's public image from the words used. The material that constitutes the corpus was obtained in the online collection of the newspaper (181 editorials), in which the Content Analysis was applied composed by 1) Analysis of Descending Hierarchical Classes, 2) Analysis of Similitude and 3) Cloud of words, available from Iramuteq software. The work is structured in three parts: 1) the theoretical discussion; 2) methodological procedures and; 3) results. In the first part, journalism is discussed as an arena of debate, serving as an intermediary of information, and simultaneously as a political actor, in selecting the content according to the political interests of the organization. The discussion focuses on editorials, where the company positions itself politically and in which, especially during election periods, it has the freedom to endorse candidacies. The second part details the use of software and methodological strategies. Finally, the data and results of the study are presented. The fundamental findings of the dissertation demonstrate that Lula was characterized as the leftist in 1989, the opponent in 1994, the oppositionist in 1998, the one elected in 2002 and the president in 2006, proving the initial hypothesis that there were transformations in the characterization of the candidate presented by the which contributes to the discussion of the journal as a political actor by orienting the interpretation of the character and the social context in the sense that best meets the interests defended by the newspaper, and also serve as arena for debate. The effort contributes to the field of Communication and Political Science by broadening the debate on journalistic editorials during electoral periods and identifying tools for social analysis that can reduce the interference of the researcher. Key-words: Political Communication. Political Journalism. Public Image. The State of S. Paulo. Editorials. Lula.
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