Jornalismo literário como ponte para ciência : uma análise sobre a produção de conteúdo no podcast A terra é redonda
Resumo
Resumo: Esta dissertação traz uma análise da construção narrativa do podcast científico intitulado como A Terra é Redonda - lançado em março de 2020 e finalizado em julho do mesmo ano com produção da Rádio Novelo para a revista piauí - que tem o foco de discutir o cenário das ciências brasileiras e do meio ambiente em meio à múltiplos cenários de caos intensificados durante a primeira fase da pandemia de covid-19, contextualizando, sobretudo, como o negacionismo científico ganhou forças no Brasil. A partir dessa seleção, a pergunta norteadora deste projeto é a seguinte: como a estrutura narrativa de A Terra é Redonda, quando explorada em conjunto, é capaz de abrir espaço para pensar novas formas de se fazer podcasting no Brasil, sobretudo, no campo do jornalismo científico? Em completude a esta pergunta, o objetivo principal deste projeto é compreender, quais são os elementos criativos e estratégias utilizadas na construção desta narrativa, que tornam A Terra é Redonda um produto único, que mais do que informar, envolve e cativa o ouvinte. Para fazer isso, os processos metodológicos utilizados aqui são: a) Análise Bibliográfica, para aprofundar e discutir sobre o atual cenário do podcast no Brasil, a teoria de Jornalismo Literário pelo olhar de Monica Martinez, a técnica de Storytelling, aplicada especificamente a produção de conteúdo sonoro pelo viés da pesquisadora Luana Viana, a Análise Narrativa de Roland Barthes e a Teoria de Mediação, proposta por Jesús Martín-Barbero; b) Análise Documental, com a busca de conquistar um maior aprofundamento neste objeto de pesquisa e entender quem foram os principais personagens a dar vida para a história explorada e, por fim, c) Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin, utilizada aqui para organizar a análise desta narrativa, além de nos dar suporte para explorar os pontos de destaque de A Terra é Redonda. Abstract: This dissertation brings an analysis of the narrative construction of the scientific podcast entitled as A Terra é Redonda - released in March 2020 and finished in july 2020 with production by Rádio Novelo for revista Piauí - which focuses on discussing the scenario of the brazilian sciences and the environment in the midst of multiple scenarios of intensified chaos during the first stage of the Covid-19 pandemic, contextualizing, above all, how scientific denialism gained strenght in Brazil. From this selection, the guiding question of this project is the following: how the narrative structure of A Terra é Redonda, when explored together, is able to open space to think about new ways of podcasting in Brazil, especially in the field of science journalism? In completeness to this question, the main objective of this project was to understand, what are the creative elements and strategies used in the construction of this narrative, which make A Terra é Redonda a unique product, which more than informing, it involves and captivates the listener. In order to do this, the methodological processes used here were: a) Bibliographic Analysis, to deepen and discuss the current podcast scenario in Brazil, the theory of Literary Journalism through the eyes of Monica Martinez, the Storytelling technique, applied specifically to the production of sound content through the perspective of the researcher Luana Viana, the Narrative Analysis of Roland Barthes and the Mediation Theory, proposed by Jesús Martín-Barbero; b) Documentary Analysis, which sought to gain greater depth in this research object and understand who were the main characters to give life to the explored plot and, finally, c) Content Analysis, proposed by Laurence Bardin, used here to organize the analysis of this narrative, in addition to supporting us to explore the highlights of A Terra é Redonda.
Collections
- Dissertações [157]