Interações do canal Nerdologia : os contratos de comunicação com o público
Data
2018Autor
Costa, Guilherme Henrique Ogg Nascimento Gonçalves
Metadata
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Resumo: Nas redes sociais digitais são disponibilizados canais gratuitos que abordam de forma lúdica assuntos complexos de várias áreas do conhecimento. Neste estudo, analisamos o conteúdo do canal Nerdologia, que realiza divulgação científica por meio da cultura nerd e conta com mais de dois milhões de assinantes. O objetivo central deste estudo é compreender de que forma são estabelecidos os contratos de comunicação, conceito proposto por Patrick Charaudeau (2006) entre produtores e o público nas interações de um canal do Youtube. Para tanto, foram selecionados dois entre os mais de 330 vídeos publicados pelo canal estudado: o Nerdologia. Para o recorte, consideramos os episódios que receberam vídeos resposta, o episódio 15 sobre Caos e Efeito Borboleta e o 125 sobre Sexismo. Além deles, foram analisados também os quatro vídeos resposta referentes aos dois episódios citados. O Youtube Analytics auxiliou nesse processo de investigação, que adota os contratos de comunicação de Patrick Charaudeau (2006) como uma das principais metodologias de pesquisa. O arcabouço teórico, baseado nos estudos de contratos de comunicação e propagabilidade na era da convergência, contribui para a ponderação sobre o tema proposto. A relevância deste estudo está nas reflexões sobre as interações estabelecidas entre o público e os produtores de conteúdo na internet, e como estas interações determinam os contratos de comunicação e a possível relação disso com o sucesso do canal. Os resultados mostram que alterações de narrador no mesmo canal, mudanças no modo discursivo e questões de gênero afetam a relação entre os produtores de conteúdo e os interlocutores no Youtube. Palavras-chave: Interações, Contratos de comunicação, Nerdologia, Youtube, Convergência, Cultura Nerd. Abstract: In digital social networks are available free channels that playfully deal with complex subjects from various areas of knowledge. In this study, we analyzed the content of the Nerdologia channel, which carries out scientific dissemination through the nerd culture and has more than two million subscribers. The main goal of this study is to understand how the communication contracts, proposed by Patrick Charaudeau (2006), between producers and the public are established in the interactions of a YouTube channel. To do so, were selected two of more than 330 videos published by the channel Nerdologia. For the clipping, we consider the episodes that received response videos: episode 15 about Chaos and Butterfly Effect and 125 about Sexism. In addition, the four response videos related to the two episodes were also analyzed. Youtube Analytics has aided this research process, which adopts the communication contracts of Patrick Charaudeau (2006) as one of the main research methodologies. The theoretical framework, based on the studies of contracts of communication and propagation in the era of convergence, have contributed to the reflection on the proposed theme.The relevance of this study lies in the reflections on how the interactions established between the public and the producers of content on the Internet happen, and how these interactions determine the contracts of communication and the possible relation thereof with the success of the channel. The results show that narrator changes on the same channel, changes in discursive mode and gender issues affect the relationship between content producers and YouTube interlocutors. Keywords: Interactions, Communication contracts, Nerdologia, Youtube, Convergence, Nerd Culture.
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