Browsing Dissertações by Title
Now showing items 110-129 of 155
-
Um palco em qualquer lugar : territorialidades, espaços de sentido e sustentabilidade de projetos cênicos no circuito curitibano
(2022)Resumo: A proposta desta pesquisa é dialogar com conceitos das áreas de Comunicação e Gestão Cultural para analisar as estratégias adotadas por companhias de teatro curitibanas que mantêm uma sede física. Curitiba é um ... -
O palhaço no espetáculo político : os discursos do deputado federal Tiririca
(2017)Resumo: Tiririca, conhecido palhaço das televisões brasileiras, foi eleito por São Paulo como o deputado federal com o maior número de votos nas eleições 2010 e ainda reeleito em 2014, valendo-se de campanhas que ridicularizavam ... -
A participação das candidatas à vice-presidência de 2018 nos debates eleitorais audiovisuais
(2021)Resumo: Este estudo busca identificar e analisar de que forma arquétipos femininos na política (Panke, 2016) foram projetados pelas candidatas à vice-presidência do Brasil em debates eleitorais audiovisuais realizados ... -
A Participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014
(2018)Resumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), ... -
A pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairros
(2016)Resumo: O objetivo dessa dissertação é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade dos moradores que formam o seu público, bem como, identificar em que medida o mesmo colabora ou influencia ... -
Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
(2020)Resumo: A tecnologia fez surgir novos modos de ler. É o vínculo entre as linguagens analógicas, digitais, orais, sonoras ou visuais. A educação aliada à comunicação, com a produção de conteúdo por parte dos alunos, estimula ... -
A politização do Facebook : uma análise das conversações sobre tema eleitoral dos brasileiros e argentinos nas fanpages dos jornais Estadão e Clarín em 2018-2019
(2021)Resumo: As redes sociais online alteraram as formas de interação entre as pessoas, desencadeando efeitos diversos que refletem na vida política e em outras instâncias sociais. Devido as características específicas do meio ... -
O processo de convergência no radiojornalismo : transformações profissionais na rádio CBN-Curitiba
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar em que medida a convergência, como um fenômeno multidimensional transformou o processo de produção e de formação da equipe da rádio CBN-Curitiba. Como problema de pesquisa, ... -
Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública
(2012-05-25)Resumo: A comunicação pública, tema central deste trabalho, precisa extrapolar o mero acesso a informações de interesse público. Ela busca o estabelecimento do diálogo com os cidadãos, incentivando a participação e a ... -
Os Processos de hibridização entre televisão e cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever como se apresentam as hibridizações entre a linguagem televisiva, literatura e o cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino (2007) exibida em cinco ... -
Produção de sentido de fãs de futebol sobre masculinidades na fanpage Cenas Lamentáveis
(2020)Resumo: Esta dissertação almeja compreender o sentido sobre masculinidades produzido por fãs de futebol que contestam a transformação do esporte em produto da indústria do entretenimento. Alguns grupos acreditam que esta ... -
Publicidade "em crise" : o discurso sobre a crise no discurso publicitário do Banco Santander e o discurso sobre a atividade publicitária
(2018)Resumo: Essa dissertação tem como objeto de estudo discursos sobre a atividade publicitária e o discurso publicitário da campanha "O que podemos fazer por você hoje?" do Santander, tendo a crise econômica de 2016 como porta ... -
Qual Brasil os representantes brasileiros levam para as Nações Unidas? : os discursos diplomáticos na abertura da Assembleia Geral (1985-2017)
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os representantes brasileiros retrataram o Brasil nos discursos diplomáticos no Debate Geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) após o fim do ... -
Quando Dogville mostra os dentes : o efeito-leitor e as desordens morais no discurso fílmico de Lars von Trier
(2018)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o filme Dogville, de 2003, do diretor Lars von Trier, visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o efeito-leitor produz efeitos de sentido sobre a moral ... -
"Quase família" : o reconhecimento ideológico no enquadramento noticioso da PEC das Domésticas
(2020)Resumo: O objetivo principal deste estudo é compreender como os portais on-line do Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo direcionaram o debate sobre a regulamentação do emprego doméstico no Brasil, entre os anos de 2012 ... -
"Quem essa animação pensa que eu sou?" : performances, representações e negociações de gênero e sexualidade endereçadas em Mulan (1998)
(2021)Resumo: Na década de 1990, a Walt Disney Animation Studios começa a promover protagonistas consideradas mais rebeldes, liberadas e ativas, bem como identidades étnico-raciais nãoocidentais. Ao comporem deslocamentos entre ... -
Quem é e o que diz o público : uma análise da participação do telespectador por meio do WhatsApp em um telejornal catarinense
(2023)Resumo: Esta pesquisa de mestrado em Comunicação é um estudo de recepção com objetivo de analisar a participação do público do Balanço Geral Joinville (SC), por meio do WhatsApp. Esse modo de participação ocorre há cerca ... -
Questão de justiça : paridade participativa no enquadramento midiático do movimento feminista
(2018)Resumo: Nesta dissertação, foi realizada a análise de enquadramento multimodal do objeto de estudo da presente pesquisa: 48 notícias sobre o movimento feminista postadas nas páginas do Facebook dos jornais O Povo, do Ceará, ... -
(Re)configurações identitárias de redatores em plataformas : conflitos éticos na atividade publicitária
(2023)Resumo: O trabalho em plataformas freelancers gera conflitos éticos nas atividades laborais de redatores publicitários. Em tal contexto, os redatores freelancers precisam incorporar outras práticas aos seus fazeres ... -
Reconfiguração dos polos ideológico e econômico : experiências de profissionais em tempos de jornalismo pós-industrial no Brasil
(2018)Resumo: Esta pesquisa procura investigar de que forma os polos ideológico e econômico do jornalismo, conforme a teoria de Nelson Traquina (2005), são alterados pelo fenômeno do jornalismo pós-industrial (ANDERSON et al, ...