Histórias de fantasmas : o olhar warburguiano para as imagens do sobrenatural nas animações da Disney
Resumo
Resumo: Como uma história de fantasma para gente grande, busco responder a pergunta: "Como a Disney é resultado do imaginário do sobrenatural?". Para isso, faço um percurso histórico que perpassa o conceito do sobrenatural, estabelecendo relações com o imaginário e com as imagens presentes na história. Após, através da história do cinema de animação, mostro a evolução de suas técnicas e como esse sobrenatural influenciou a arte da Disney. Do mesmo modo, adentro o campo da Semiótica da Cultura, inserindo Aby Warburg nos estudos de imagem presentes na ciência. Desse modo, aplico a espiteme do Atlas Mnemosyne (2010) como método de análise, para olharmos para a Disney como um resultado do imaginário coletivo do sobrenatural. Imaginário esse que é carregado de feitiços, magias e mistérios, com o objetivo de mostrar a presença do sobrenatural nas imagens das animações da produtora, que se mostrou ativamente atuante na psique humana, criando tendências e, assim, influenciando comportamentos sociais. Para tanto, realizei uma pesquisa exploratória para coletar frames das animações da Disney da década de 1930 até a de 2020, a partir da plataforma Disney+, datando desde a primeira animação da produtora, A Branca de Neve (1937), até a última produção daquele período, Red - Crescer é Uma Fera (2022). Diante disso, através das análise aqui desenvolvida, por meio de pranchas warburguianas de Mnemosyne, foi possível perceber que o sobrenatural faz parte da estrutura básica comunicacional da Disney, tanto no quesito imagético quanto em suas narrativas, sendo palco para personagens e histórias fantasmagóricas que fogem da realidade, assim como Warburg fazia para manter a sobrevivência das imagens. Abstract: As a ghost story for grown-ups, I seek to answer the question: "How is Disney the result of the supernatural imaginary?". For this, I make a historical journey that runs through the concept of the supernatural, establishing relationships with the imaginary and with the images present in history. Then, through the history of animation cinema, I show the evolution of its techniques and how this supernatural influenced the art of Disney. In the same way, I enter the field of Semiotics of Culture, inserting Aby Warburg in the image studies present in science. In this way, I apply the Atlas Mnemosyne (2010) epitheme as a method of analysis, to look at Disney as a result of the collective imagination of the supernatural. An imaginary that is loaded with spells, magic and mysteries, and has the aim of showing the presence of the supernatural in images of animations from the producer, who proved to be active in the human psyche, creating trends and, thus, influencing social behavior. For that, I carried out an exploratory research to collect frames of Disney animations from the 1930s to the 2020s, from the Disney+ platform, dating from the first animation of the production company, "Snow White" (1937), to the last production of that period, "Turning Red" (2022). That being said, through the analysis developed here through Warburguian boards of Mnemosyne, it was possible to perceive that the supernatural is part of Disney's basic communication structure, both in terms of imagery and of its narratives, being the stage for ghostly characters and stories that flee of reality, just as Warburg did to maintain the survival of images.
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