Browsing Dissertações by Title
Now showing items 79-98 of 156
-
Uma leitura dos processos de hibridização cultural na ficção seriada televisiva : análise dos personagens e suas inter-relações na telenovela "Cordel Encantado" (2011)
(2015)Resumo: A telenovela é um produto de grande visibilidade na televisão aberta brasileira. Os motivos de seu êxito atraem não apenas telespectadores, mas acadêmicos que a estudam com motivações que vão desde perceber seus ... -
Ley con qué medios? : o enquadramento noticioso no contexto do confronto político entre Clarin e Cristina Kirchner
(2015)Resumo: Esta pesquisa propõe analisar o enquadramento dado à ley de medios no diário Clarín, a partir do conceito media frames proposto por Robert Entman (1993). Parte-se da premissa de que as políticas voltadas para a ... -
Liberal ao estilo populista : a argumentação do Movimento Brasil Livre no Youtube sobre prisão após segunda instância e reforma da previdência
(2021)Resumo: O uso das redes sociais para a profusão de mensagens populistas tem mostrado um grande impacto na comunicação política, e a argumentação tem um papel central nesta estratégia. Nos últimos anos, o Movimento Brasil ... -
Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
(2020)Resumo: O Facebook, como serviço que permite o desenvolvimento de uma rede social digital, oferece aos indivíduos inseridos na plataforma uma dinâmica na qual as informações presentes em suas interações são transmitidas, ... -
Luta em 140 caracteres : o twitter como arena de reconhecimento para os atletas paralímpicos
(2018)Resumo: Desde que decidem pela carreira no esporte paralímpico, os atletas com deficiência travam uma luta por reconhecimento e redistribuição. As demandas vão desde a conquista de uma estrutura adequada para a prática e ... -
Mais ronron, por favor : mitologia para o consumo no perfil do petinfluencer @canseidesergato no Instagram
(2019)Resumo: A partir dos pressupostos encontrados em estudos sobre mitologia e suas relações com o imaginário, a cultura e o consumo - os quais demonstram que a mídia constitui um espaço em que transitam estruturas simbólicas, ... -
As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014
(2016)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as manifestações de junho de 2013 foram retratadas nos programas eleitorais de televisão dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. Os protestos tinham como alvo, ... -
A Marca na política : o Partido Social Cristão e a comunicação integrada de marketing no processo de branding partidário
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como tema a construção de marcas de partidos políticos. O objetivo é investigar sobre a construção marcária do Partido Social Cristão (PSC), a partir da correlação dos valores ideológico-partidário, ... -
Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
(2017)Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa ... -
Midia-educação e professores : pensando sobre formação continuada a partir da apropriação das midias na educação
(2015)Resumo: O presente trabalho, que assume característica qualitativa de investigação, busca responder o seguinte problema de pesquisa: os professores que utilizam meios de comunicação em sala de aula tem incorporado aspectos ... -
Misoginia, discurso de ódio e limites nas plataformas digitais : um estudo netnográfico em grupos abertos do Whatsapp
(2022)Resumo: As mulheres ocupam um espaço de vulnerabilidade nas Plataformas Digitais e representam 68% das vítimas do discurso de ódio nesses ciberespaços. No contexto da Cibercultura, e diante da opacidade de suas regras e ... -
Mitos na política brasileira : a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisa de que modo a comunicação político-eleitoral recorreu a mitologias políticas para construir a identidade de marca dos candidatos à presidência da República em 2018, nos levando a investigar ... -
Movimento antivacinas na internet : da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook
(2019)Resumo: Esta dissertação estuda os processos comunicacionais de redes sociais digitais por meio do conteúdo criado e (re) circulado em grupos contrários ou críticos à vacinação. Para tanto, o problema de pesquisa busca ... -
Mudança de faixa : as convergências, rotinas e processos editoriais em emissoras em Curitiba e Região Metropolitana na migração AM/FM
(2024)Resumo: A migração das rádios AM para FM é um processo que completa sua primeira década no Brasil. Desde 2013, mais de mil emissoras brasileiras passaram a transmitir na nova faixa. Porém, uma parcela dessas emissoras, em ... -
Mulher rural : consumo e comunicação nas roças de Camboriú/SC
(2019)Resumo: Entre os anos de 2006 e 2017, no qual foram realizados os últimos censos agropecuários, o número de domicílios rurais sob responsabilidade feminina passou de 12,4% para 25,1%. Em Santa Catarina, mais de 18 mil ... -
A narrativa do jornal O Globo sobre o ex-presidente Lula durante o processo da Lava-Jato
(2020)Resumo: Esta dissertação propõe um estudo das capas do jornal O Globo para verificar como ocorre a narrativa jornalística sobre a imagem pública do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recorte delimitado é entre 02 ... -
As narrativas jornalísticas da floresta nos textos de Eliane Brum : a Amazônia como personagem
(2024)Resumo: Essa dissertação de Mestrado em Comunicação apresenta uma investigação sobre a formação de um "jornalismo amazônico" no trabalho da jornalista Eliane Brum. A partir da pergunta central: "Como as questões socioambientais ... -
Nas entrelinhas da publicidade : o (des)crédito com a representação de realidades vulneráveis em discursos publicitários
(2022)Resumo: A venda de produtos ou serviços não é o único propósito da publicidade. A atividade possui um caráter além da concepção mercadológica. Pensando no campo publicitário (PETERMANN, 2011) por um viés ético-moral e do ... -
O natural tecnizado : antropofagia, corpo e invenção nos filmes-rituais Iniciação do jovem xavante (1999) e As hiper mulheres (2011)
(2024)Resumo: Esta dissertação aborda, de forma exploratória, as qualidades interculturais, interétnicas e impuras dos filmes-rituais indígenas do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA) a partir do cruzamento socio-filosófico da ... -
Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
(2022)Resumo: A presente dissertação busca compreender como estratégias de storytelling, na forma de estruturas narrativas e referências míticas, são usadas em filmes publicitários do Greenpeace para engajar pessoas em prol da ...