Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
Resumo
Resumo: O Facebook, como serviço que permite o desenvolvimento de uma rede social digital, oferece aos indivíduos inseridos na plataforma uma dinâmica na qual as informações presentes em suas interações são transmitidas, transformadas, estabilizadas e assim constroem as sociabilidades entre estes sujeitos. A empresa que torna possível esta rede, no entanto, utiliza um algoritmo para identificar tendências dos perfis e personalizá-los, também agindo sobre os conteúdos e os mediando. Diante desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é verificar a percepção dos indivíduos a respeito da interferência do Facebook sobre suas dinâmicas de interação, delimitando o grupo "Argentinos en Curitiba Oficial" como objeto de pesquisa. Baseado na Teoria do Ator-Rede como revisão conceitual das mediações e a Literacia Midiático-Informacional como conjunto de competências sobre processos comunicativos, propõe-se que os membros de tal grupo reflitam a respeito da manifestação destes conceitos no ambiente virtual que os reúne, considerando também os elementos identitários que tornam possível a existência da comunidade. O percurso metodológico para esta verificação se dá pelo estabelecimento do modelo de análise, que converte a abordagem teórica em indicadores passíveis de observação frente ao objeto. Em seguida, há a imersão dentro do grupo como fase exploratória e por fim a entrevista de membros selecionados, cujo conteúdo é submetido à Análise de Contéudo a partir da transformação dos indicadores do modelo em categorias. Após tal percurso, observa-se a manifestação dos conceitos teóricos: as mediações são verificáveis já durante a imersão e os processos de personalização e literacia são estimulados pela entrevista e posteriormente analisados. Os resultados desta aplicação metodológica indicam uma percepção dos indivíduos quanto à interferência do Facebook sobre sua plataforma, afirmando possuir um poder de escolha sobre esta ação que, considerando o desenvolvimento da revisão teórico, revela uma visão parcial destes atores sociais sobre o alcance de tal interferência. Palavras-chave: Teoria do Ator-Rede. Facebook. Algoritmos. Comunicação. Literacia midiático-informacional. Abstract: Facebook, as a service that allows the development of a digital social network, offers individuals inserted in the platform a dynamic in which the information present in their interactions are transmitted, transformed, stabilized and thus build sociability between these people. The company that makes this social network possible, however, uses an algorithm to identify trends in profiles and personalize them, also acting on the contents and mediating them. Given this perspective, the objective of this work is to verify the perception of individuals regarding the interference of Facebook on their interaction dynamics, delimiting the group "Argentinos en Curitiba Oficial" as an object of research. Based on the Actor-Network Theory as a conceptual review of mediations and Media and Information Literacy as a set of skills on communicative processes, it is proposed that members of such a group reflect on the manifestation of these concepts in the virtual environment that brings them together, considering also the identity elements that make the existence of the community possible. The methodological path for this verification is through the establishment of the analysis model, which converts the theoretical approach into indicators that can be observed in relation to the object. Then, there is the immersion within the group as an exploratory phase and finally the interview of selected members, whose content is submitted to Content Analysis based on the transformation of the model's indicators into categories. After such a journey, the manifestation of theoretical concepts is observed: mediations are verifiable during immersion and the personalization and literacy processes are stimulated by the interview and later analyzed. The results of this methodological application indicate individuals' perception of Facebook's interference on their platform, stating that they have a power of choice over this action, which, considering the development of the theoretical review, reveals a partial view of these social actors on the scope of such interference. Keywords: Actor-Network Theory. Facebook. Algorithms. Communication. Media and Information Literacy.
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