40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
Recent Submissions
-
Quando as cortinas se abrem : lógicas institucionais e o desenvolvimento da prática do teatro no grupo Art&Vida
(2022)Resumo: Este estudo buscou compreender como uma organização cultural do Rio Grande do Sul desenvolve a prática do teatro a partir da enculturação dos elementos institucionais. Para tanto, utilizei um estudo de caso no ... -
Work passion, identidade e ambivalência emocional : a paixão pelo trabalho docente de professores de administração no Brasil
(2023)Resumo: Work passion é uma intensa inclinação à realização de uma atividade que o indivíduo gosta, julga importante, investe tempo e energia, e que é internalizada em sua identidade. Esta tese partiu do gap teórico acerca ... -
As emoções vivenciadas por docentes de IES públicas e privadas no contexto da pandemia de covid-19 relacionadas as novas tecnologias de ensino e ao espaço e tempo de trabalho
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa compreender as emoções vivenciadas por docentes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no contexto da pandemia de Covid-19, da passagem para o trabalho remoto até o retorno ... -
O efeito do uso de dashboards de marketing no desempenho de marketing quando mediado pelo uso de informação de mercado
(2021)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar qual efeito o uso de dashboards de marketing tem no desempenho de marketing quando mediado pelo uso de informação de mercado. A pesquisa foi aplicada em empresas ... -
Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
(2016)Resumo: Esta tese analisou como ocorreu o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas a partir da influência das lógicas institucionais sobre a decisão (seize) e a ação (reconfiguração) dos gestores de uma ... -
O impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos de instituições de ensino superior
(2011)Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal analisar a importância da qualidade percebida e da autocongruência com a marca como antecedentes da lealdade dos alunos de duas instituições de ensino superior da cidade ... -
Capacidades dinâmicas e transformação digital durante a pandemia da Covid-19 : um estudo de caso em uma organização do setor náutico
(2022)Resumo: A teoria das capacidades dinâmicas busca fornecer a compreensão de como as organizações criam e renovam seus recursos e competências para que conquistem e sustentem vantagem competitiva. Esta teoria tem sido utilizada ... -
"Cliente satisfeito sempre tem razão... em continuar cliente" : a interação da valência dos relacionamentos comerciais e autoconfiança da satisfação sobre as decisões de continuar cliente
(2016)Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar como o foco em memórias de valências diferentes (positivas ou negativas) influencia a autoconfiança sobre as avaliações de satisfação antes de decisões de consumo. Ao atender ... -
Relações entre capacidade de aprendizagem de marketing, capacidade arquitetural de marketing e vantagem competitiva e impacto no desempenho organizacional
(2017)Resumo: O objetivo desta tese foi examinar as relações entre capacidades de aprendizagem de marketing (exploration e exploitation), capacidades arquiteturais de marketing e vantagem competitiva e sua influência no desempenho ... -
Praticas de segmentação do mercado nas agencias de viagens e de turismo da cidade de Curitiba : uma abordagem exploratoria
(1999)Resumo: A proposta deste trabalho é explorar um tema pouco discutido pela literatura de marketing de turismo no Brasil. Este estudo tem como objetivo geral identificar os critérios de segmentação de mercado utilizados pelas ... -
Evasao do consumidor de segmentos representativos : uma análise no mercado de Campo Mourao
(2003)Resumo: O estudo procura determinar onde consumidores de classe A e B, da cidade de Campo Mourão adquirem produtos de uma lista selecionada e a imagem que eles fazem do comércio local. O foco da pesquisa é identificar as ... -
Comprometimento e uso do tempo pelo consumidor : o caso da etnia japonesa na regiao de Campo Mourao-Pr
(2003)Resumo: O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual o ciclo de vida, o gênero e a diferenciação genealógica poderiam estar associados ao comprometimento e uso do tempo de consumidores, pertencentes à ... -
O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
(1996)Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é identificar o perfil dos usuários de caixas-automáticos , a partir do grau de utilização das principais operações disponíveis nos equipamentos. A pesquisa teve como escopo focar ... -
Automação comercial e satisfação do consumidor em empresas supermercadistas da região de Curitiba
(1995)Resumo: Esta pesquisa traz algumas conclusões quanto à satisfação do consumidor em supermercados e à relação entre ela e o grau de automação comercial adotado por uma instituição supermercadista. O primeiro resultado ... -
Dinâmica do esporte e esperacularização do futebol na estratégia de clubes de futebol profissional : um estudo comparativo de casos
(2001)Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar como a dinâmica do esporte e a espetacularização do futebol influenciaram a estratégia desenvolvida por três clubes de futebol profissional de Curitiba, que são: Clube Atlético ... -
O papel do status da marca e da justificativa da escolha na relação entre posicionamento green e a percepção de orgulho
(2017)Resumo: Proposta: O consumo green tem sido tema frequente em pesquisas de marketing. Contudo, o impacto sobre a decisão por uma escolha green e as percepções de orgulho e de status ainda apresenta lacunas. Assim, a proposta ... -
Razões da notoriedade de marca : um estudo exploratório
(2000)Resumo: A lembrança notória de marca, representada pelo "top-of-mind", é o foco central deste estudo, que tem como objetivos principais identificar quais os fatores que estão relacionados com a notoriedade de marca e as ... -
Rede social do empreendedor no processo de criação de empresas : estudo de caso comparativo entre Brasil e El Salvador
(2017)Resumo: O empreendedorismo, definido como a identificação de oportunidades de negócios e criação de empresas, tornou-se um fenômeno mundial que traz atenção tanto na academia como no mercado empresarial. Partindo do ... -
A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
(2015)Resumo: O campo de estudos em empreendedorismo é um campo jovem, com conceitos construídos a partir da contribuição de diferentes áreas tais como a economia, a psicologia e a sociologia. Dada a contribuição que o ... -
A configuração ambiental como fator de influência na seleção de indicadores e mensuração da inovação e o impacto na competitividade organizacional
(2016)Resumo: A presente tese de doutoramento estuda a influência do ambiente sobre a seleção de indicadores de inovação. Buscou-se caracterizar a configuração ambiental como fator de influência na seleção de indicadores e ...