40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
Recent Submissions
-
O impacto da complementaridade da orientação para o serviço dominante e da orientação para o mercado responsiva e proativa no desempenho de marca em um contexto B2B
(2020)Resumo: As empresas no contexto B2B, em geral, são empresas que tardam a enxergar a importância do desempenho de marca pois buscam resultados de curto prazo. Contudo, é sabido que por ser um mercado com pouca elasticidade ... -
A regulação do medo do estrategista da pequena e média empresa no processo estratégico
(2020)Resumo: Esta tese visa mostrar que o medo continua presente na vida do estrategista da PME após a consolidação do seu empreendimento, uma vez que ele é o responsável pela formulação, implementação e controle da estratégia. ... -
How online review valence and product type affect consumer aattitudes through ease of consumption imagery
(2019)Resumo: Os reviews on-line são considerados um dos fatores determinantes nas decisões de compra, embora talvez não sejam tão eficazes para produtos que exijam estímulos sensoriais para avaliação e que não podem ser ... -
Mercado de esperança : uma análise da construção da identidade profissional de coaches no Brasil sob a ótica da modernidade líquida
(2020)Resumo: A sociedade líquida moderna possui entre suas principais características a transitoriedade e a instabilidade, as quais ocasionaram mudanças significativas nos relacionamentos interpessoais, nas organizações, assim ... -
Ideologia e meritocracia nas organizações : uma análise de conteúdo dos manuais didáticos dos principais cursos de graduação em administração no Brasil
(2020)Resumo: A pesquisa aborda o conteúdo ideológico dos manuais didáticos mais utilizados no ensino de gestão de pessoas das principais universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica das conceituações ... -
Estratégias de uma sociedade anônima brasileira, a partir da equação do crescimento sustentável : um estudo de caso
(1996)Resumo: Buscou-se, inicialmente, confirmar a validade da equação do crescimento sustentável, como instrumento de apoio no planejamento estratégico da empresa. Desdobrou-se a mesma nos seus componentes e verificou-se que ... -
O papel do apelo de maximização e satisfação no comportamento de compra
(2020)Resumo: O mindset de maximização é conceituado a partir de duas características principais, as quais são: 1) obter sempre "o melhor", denominado de maximização e/ou 2) se contentar com opções "boas o suficiente", caracterizado ... -
A relação entre a diversidade de background e a percepção de riscos na internacionalização
(2020)Resumo: Crescer em um país com uma configuração particular de instituições formais e informais influencia a forma como os indivíduos, e neste caso os gestores, processam e interpretam as informações e atuam em oportunidades ... -
Born Globals de impacto social : um estudo de caso na organização Soulphia
(2020)Resumo: Essa dissertação teve como objetivo identificar as características distintivas das empresas Born Globals de impacto social em relação às demais Born Globals padrão, através de um estudo de caso. A metodologia ... -
Inovação financiando inovações : estudo da fonte de financiamento initial coin offering
(2020)Resumo: Este estudo aborda as Initial Coin Offering (ICO) como forma de financiamento de projetos inovadores possibilitados após o surgimento da tecnologia do blockchain. O objetivo geral foi identificar os projetos que ... -
Inovação dos modelos de negócios agroecológicos à luz das capacidades dinâmicas
(2020)Resumo: O aumento da atenção aos impactos ambientais do modelo convencional de agricultura resultou em mudanças substanciais nas diferentes dimensões do sistema agrícola, influenciando a trajetória do mercado de alimentos. ... -
How unethical brands motivate self-interested behavior of consumers
(2020)Resumo: Estudos existentes têm documentado que fortes relacionamentos entre consumidores e marcas podem proteger uma marca das consequências negativas do seu comportamento antiético. A pesquisa atual investiga outro resultado ... -
O fracasso de startups e a consistência dinâmica de seus modelos de negócios
(2020)Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar como o fracasso de startups está associado à consistência dinâmica de seus modelos de negócios. Startups são empresas iniciais normalmente baseadas em tecnologia, construídas ... -
O efeito mediador do uso de dashboards na relação entre orientação para o mercado e sistema de gestão de marcas
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito mediador do uso de dashboards, na relação entre a orientação para o mercado e o sistema de gestão de marcas. Para tal, esta pesquisa quantitativa utilizou-se de dados ... -
Financiamento público à inovação : análise do impacto sobre os resultados da inovação e no desempenho das empresas financiadas com recursos do programa inovacred da FINEP
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como o financiamento público à inovação, na modalidade reembolsável, impacta nos resultados relativos à inovação e no desempenho das empresas financiadas. Para alcançar esse ... -
Capacidades relacionais na gestão do setor público voltada para a mobilidade urbana : um estudo a partir do sistema de transporte público urbano de Curitiba
(2020)Resumo: A mobilidade urbana permite o acesso a produtos e serviços e promove a interação entre pessoas. Nesse contexto os sistemas de transporte público de passageiros são importantes pois interferem no desenvolvimento ... -
Sustainable behavior of high and low-income consumers and reputational gains
(2020)Resumo: Pesquisas anteriores mostram que os consumidores de classe baixa se comportam de maneira mais pró-social e são frequentemente percebidos como mais altruístas e virtuosos em comparação com indivíduos de classe alta ... -
Processo de criação de empresas ambientalmente sustentáveis : estudo multicasos no setor de turismo
(2020)Resumo: Apesar de existir um cenário propício à criação de negócios sustentáveis, poucos estudos empíricos foram dedicados a compreender a dinâmica do processo de criação de empresas desta natureza. Neste estudo, tem-se ... -
A constituição identitária das mulheres militares na Força Aérea Brasileira
(2020)Resumo: As identidades constituem fontes de significados para as pessoas. Caracterizam-se por conter particularidades presentes na cultura, grupo e ambiente em que o indivíduo esteja inserido, principalmente pelos significados ... -
Lugar de mulher é... na política : uma contribuição dos estudos organizacionais na dimensão da identidade de mulheres na política brasileira
(2020)Resumo: A atuação de mulheres na política vem sendo cada vez mais discutida não somente no Brasil mas em todo o mundo. Por conta da existência de uma sub-representação e também devido ao fato de o ambiente político ser ...