Programa de Pós-Graduação em Administração
Recent Submissions
-
Financiamento público à inovação em MPEs brasileiras : Análise da subvenção econômica por meio do programa Tecnova
(2019)Resumo: Este estudo trata da avaliação de um instrumento de subvenção econômica de apoio a micro e pequenas empresas brasileiras: o Programa Tecnova - edital 2013. O objetivo geral foi analisar como o aporte financeiro de ... -
Redefining brand authenticity : multi dimensional hierarchical structure model from the item response theory
(2019)Resumo: A autenticidade da marca representa um desafio para acadêmicos e gerentes que precisam seguir a fluidez e a mudança dos mercados. À medida que marcas evoluem ao longo do tempo, é imperativo mantê-la contínua e ... -
Heteronormatividade no trabalho : um estudo sobre práticas sociais e identidades na população LGBTQ+
(2018)Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar como as práticas sociais de heteronormatividade configuram a identidade no trabalho de sujeitos LGBTQ+. Para isso, são usadas as lentes teóricas das práticas sociais na ... -
(Des)alinhamento entre capacidades dinâmicas, rotinas e fluxo do conhecimento : o improviso na renovação estratégica
(2018)Resumo: A perspectiva das capacidades dinâmicas contribui no entendimento de como as organizações reconfiguram seus recursos e articulam conhecimentos na busca pela vantagem competitiva em ambientes dinâmicos. Como forma ... -
When hope helps more : the incidental effect of hope and pride on compliancewith health-care warning messages
(2019)Resumo: As mensagens de alerta têm um propósito crucial de informar e persuadir os consumidores a entenderem os riscos associados a certos comportamentos. A literatura sugere que a conformidade com mensagens de alerta é ... -
Misconduct e desempenho organizacional à luz da teoria dos custos de transação : estudo de caso de empresas multinacionais brasileiras de capital aberto
(2019)Resumo: O início dos anos 1990, no âmbito organizacional, foi marcado por uma tendência crescente de pesquisas com foco no conhecido darkside das organizações. Neste contexto, surge o termo misconduct, caracterizado como ... -
Análise do modelo de marketing de relacionamento e lealdade na APRAS - Associação Paranaense de Supermercados - Regional Maringá
(2011)Resumo: O objetivo primordial deste trabalho é propor a criação de um modelo para análise da lealdade verdadeira e da lealdade espúria por parte dos associados da APRAS – Associação Paranaense de Supermercados. Os dados ... -
A recursividade da capacidade absortiva por meio da mudança estratégica do modelo de negócio em uma cooperativa
(2019)Resumo: Cooperativas de agronegócio são estruturas organizacionais que apresentam poucas capacidades de transformação em suas commodities, mas que podem agregar valor através dos processos de produção, capacitação e ... -
O processo de construção de sentido nas organizações : o caso de um negócio de impacto social
(2019)Resumo: Os negócios de impacto social fazem parte do conjunto de termos presentes no campo das organizações híbridas. Pelo elevado número de termos acerca deste tipo de organizações permeadas por múltiplas lógicas ... -
Um estudo etnometodológico sobre o processo decisório organizacional na perspectiva da dinâmica texto conversação
(2019)Resumo: Esse trabalho de tese se propôs a contribuir para a superação de lacunas explicativas a respeito do processo decisório organizacional. Para isso assumiu um posicionamento onto-epistemológico que permitiu uma mudança ... -
A estratégia de inovação e a capacidade de redes como anecedentes da inovação de marketing
(2019)Resumo: O tema central do presente trabalho é a inovação de marketing. O objetivo foi verificar a influência da estratégia de inovação e da capacidade de redes na inovação de marketing. Com auxílio das teorias da contingência ... -
Desempenho estratégico e estratégias competitivas : um estudo multi-caso em três cooperativas do setor agroindustrial avícola na região Oeste do Estado do Paraná e Santa Catarina
(2003)Resumo: Esta pesquisa procura verificar se as estratégias competitivas possuem alguma relação com o desempenho estratégico, em três cooperativas do setor agroindustrial avícola na região Oeste do Estado do Paraná e Santa ... -
Os reflexos da automação sobre o processo produtivo : o caso da indústria de refrigeração Paraná
(1995)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise acerca das consequências da automação sobre o processo produtivo, tomando por base uma unidade fabril em que a organização científica do trabalho foi substituída ... -
Modelos de negócio e seus efeitos no fracasso de startups : um olhar sobre as construtechs
(2019)Resumo: Startups são empresas de base tecnológica em estágio inicial focadas no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores sob condições de incerteza e buscando um modelo de negócio escalável, ... -
A influência da estratégia de inovação no processo de CRM e o impacto sobre o desempenho de novos produtos
(2019)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a influência da estratégia de inovação no processo de CRM e o seu efeito no desempenho de novos produtos, em suas dimensões de novidade e valor. Utilizou-se os ... -
O desenvolvimento de capacidades de marketing em contextos adversos : o estudo das relações entre severidade da falha de produto e as capacidades de gestão de marca e de desenvolvimento de novos produtos
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo testar a tese de que empresas podem desenvolver capacidades de marketing a partir de falhas severas de produtos. A necessidade de investigar esse assunto surgiu a partir da constatação ... -
Depreciação : uma estratégia para se manter a competitividade
(1994)Abstract: The purpose of this paper is to present a strategic use of depreciation in order to stimulate the renewal of plant assets, with a view to improving competitiveness in national industry. The depreciation methods ... -
As relações universidade-empresa no processo de capacitação tecnológica de empresas no Estado do Paraná
(2000)Resumo: Este estudo investigou a relação entre o apoio das universidades e a capacitação tecnológica das empresas paranaenses. As modalidades de apoio foram mensuradas quanto à frequência e intensidade de uso. A capacitação ... -
Razões da notoriedade de marca : um estudo exploratório
(2000)Resumo: A lembrança notória de marca, representada pelo "top-of-mind", é o foco central deste estudo, que tem como objetivos principais identificar quais os fatores que estão relacionados com a notoriedade de marca e as ...