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    Capacidades relacionais em escritórios de transferência de tecnologia de ICTs do Estado do Paraná : um estudo de caso múltiplo

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    R - D - ELISABETH DIAS DA COSTA.pdf (2.767Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Costa, Elisabeth Dias da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: As cooperações entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas são fundamentais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento regional e nacional. No entanto, para que essas parcerias sejam duradouras e bem-sucedidas, é essencial o desenvolvimento de capacidades que facilitem seu estabelecimento e manutenção, conhecidas como capacidades relacionais. Este estudo teve como objetivo identificar quais dessas capacidades são mais relevantes para o relacionamento entre ICTs e empresas, sob a perspectiva dos Escritórios de Transferência de Tecnologia (ETTs). Para isso, foram estudados três ETTs do estado do Paraná com cooperações em andamento. Foram conduzidas dez entrevistas com os gestores e funcionários, que posteriormente foram analisados com o auxílio do software Atlas ti. 24. Com base no modelo de capacidades relacionais proposto por Alves (2015), foram analisadas cinco dimensões: coordenação, cultural, de conhecimento, tecnológica e de coadaptação. As quatro primeiras estavam presentes de forma integral nos casos estudados. A dimensão de coadaptação, por sua vez, foi observada completamente em apenas dois dos três casos analisados. Observando os componentes das dimensões das capacidades relacionais, destacaram-se como especialmente importantes as ações formalizadas, a confiança, a comunicação, a obtenção de conhecimento, a transferência de tecnologia e as experiências prévias. Os resultados obtidos podem orientar futuras cooperações mediadas por ETTs, indicando onde os gestores devem concentrar seus esforços. Além disso, são valiosos para pesquisadores e empresas que buscam avançar em projetos de pesquisa aplicada no mercado. Dessa forma, este trabalho contribui para um entendimento mais aprofundado das capacidades relacionais no contexto de parcerias entre ICTs e empresas, sob a ótica dos principais mediadores dessas relações, e para a aplicação do modelo de Alves (2015)
     
    Abstract: Cooperations between Science and Technology Institutions (STIs) and companies are essential for driving innovation and fostering regional and national development. However, for these partnerships to be long-lasting and successful, it is crucial to develop capabilities that facilitate their establishment and maintenance, known as relational capabilities. This study aimed to identify which of these capabilities are most relevant to the relationship between STIs and companies from the perspective of Technology Transfer Offices (TTOs).To achieve this, three TTOs from the state of Paraná with ongoing collaborations were studied. Ten interviews were conducted with managers and staff members, and the collected data were analyzed using the Atlas.ti 24 software. Based on the relational capabilities model proposed by Alves (2015), five dimensions were examined: coordination, cultural, knowledge, technological, and co adaptation. The first four dimensions were fully present in the studied cases. The co-adaptation dimension, in turn, was fully observed in only two of the three cases analyzed.When analyzing the components of relational capability dimensions, certain factors stood out as particularly important, including formalized actions, trust, communication, knowledge acquisition, technology transfer, and prior experiences. The findings provide valuable insights for guiding future collaborations mediated by TTOs, indicating where managers should focus their efforts. Additionally, they are beneficial for researchers and companies aiming to advance applied research projects in the market.Thus, this study contributes to a deeper understanding of relational capabilities in the context of STI-company partnerships from the perspective of key mediators of these relationships and supports the application of Alves' (2015) model
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96673
    Collections
    • Dissertações [436]

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