The impact of generative artificial intelligence on consumer empowerment and goal pursuit attainament
Resumo
Resumo: A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está a transformando as interações com os consumidores, oferecendo soluções personalizadas e criativas que vão desde ideias genéricas até recomendações específicas. No entanto, pouco se sabe sobre os impactos das interações dos consumidores com a GenAI na tomada de decisões. Esta pesquisa investiga de que forma as sugestões da GenAI (específicas vs. genéricas) afetam o empoderamento do consumidor e a realização de metas na sua decisão de consumo, enfatizando o papel mediador da desejabilidade da meta. Baseando-nos na Construal Level Theory (CLT), na Teoria do Alcance de Metas e na Teoria de Nudging, examinamos se os nudges GenAI específicos (vs. amplos) impulsionam a percepção de empoderamento dos consumidores e a sua capacidade de atingir suas metas em contextos de tomada de decisão mediados por IA. Cinco estudos usando métodos mistos (três estudos qualitativos e dois estudos experimentais) revelam que os nudges GenAI específicos (vs. genéricos) aumentam significativamente a desejabilidade da meta, levando a um maior empoderamento do consumidor e alcance de metas. As nossas descobertas contribuem para a compreensão teórica do papel crescente da GenAI no alcance de metas de consumo, detalhando a forma como o ajuste das respostas da IA pode levar os consumidores a atingir os seus objetivos, aumentando a desejabilidade da meta na tomada de decisões. Estes conhecimentos oferecem implicações práticas para a concepção de sistemas de IA que capacitem eficazmente os consumidores, estimulando as suas respostas no âmbito de melhores arquiteturas de escolha Abstract: Generative Artificial Intelligence (GenAI) is transforming consumer interactions by offering personalized and creative solutions that range from broad ideas to narrow recommendations. However, little is known about the impacts of consumer interactions with GenAI on decisionmaking. This research investigates how GenAI nudges (narrow vs. broad) affect consumer empowerment and goal pursuit attainment in their consumption decision, emphasizing the mediating role of goal desirability. Drawing upon Construal Level Theory (CLT), Goal Pursuit Theory, and Nudging Theory, we examine whether narrow (vs. broad) GenAI nudges drives consumers' perception of empowerment and their ability to achieve their goals within AI-mediated decision-making contexts. Five studies using mixed-methods (three qualitative study and two experimental studies) reveal that narrow (vs. broad) GenAI nudges significantly increase goal desirability, leading to higher consumer empowerment and goal pursuit attainment. Our findings contribute to the theoretical understanding of GenAI’s growing role in consumption goal pursuit by detailing how adjusting AI responses can nudge consumers toward their goals by enhancing goal desirability on decision-making. These insights offer practical implications for designing AI systems that effectively empower consumers by nudging their responses within choice architectures
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