Interações entre empresas do nível de nicho com organizações do nível de regime : um estudo no mercado de produtos cárneos baseados em plantas (plant-based meat) no Brasil
Resumo
Resumo: Os sistemas alimentares inovadores têm recebido destaque devido às suas amplas consequências em diferentes dimensões, como segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. Dentro desse cenário, os sistemas alimentares baseados em proteínas alternativas, como plant-based meat (PBM), estão iniciando um processo de transição sociotécnica. Para explorar esse campo, este estudo utiliza a perspectiva multinível (MLP) da transição sociotécnica para investigar a relação dos produtores de PBM, agentes do nível de nicho, e suas relações com organizações do setor convencional, participantes do nível de regime. Com base no caso brasileiro, um dos maiores produtores de carne do mundo, este estudo tem como objetivo geral analisar como ocorrem as interações entre as empresas de PBM atuantes no nível de nicho com as organizações do nível de regime no processo de transição sociotécnica no Brasil. Sendo assim, este estudo investigou, por meio de entrevistas e análise documental de dados secundários, os fabricantes de produtos PBM que se enquadram nos níveis de nicho e como eles se relacionam com os atores níveis de regime. Foram realizadas entrevistas com representantes de empresas que atuam no nível de nicho do mercado de PBM brasileiro, bem como foram coletados dados secundários provenientes de notícias divulgadas por jornais brasileiros sobre o tema. Esses dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo e mostrou que os agentes do nível de nicho estão adotando diversas estratégias para se relacionarem com atores do nível de regime. Foram identificados dois grupos principais de atores no mercado PBM: startups recém-criadas, movidas pela visão e determinação de seus fundadores, e empresas consolidadas que tiram proveito de suas estruturas operacionais e de distribuição para explorar nichos estratégicos. Entre as oportunidades destacam-se o acesso a investimentos, as colaborações com universidades, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e as parcerias com varejistas. Por outro lado, as barreiras incluem os elevados custos de produção, a ausência de regulamentação específica e os desafios logísticos enfrentados pelas startups. Supermercados e consumidores emergem como agentes cruciais na expansão do setor PBM, contribuindo para seu avanço gradual no mercado. Essas dinâmicas evidenciam tanto o potencial promissor quanto os obstáculos significativos na consolidação do mercado PBM no Brasil. Portanto, este estudo trouxe uma contribuição relevante para a compreensão da dinâmica da transição sociotécnica, ao explorar de forma aprofundada a interação entre nichos e regimes, além de oferecer evidências concretas que enriquecem o entendimento desses processos complexos Abstract: Innovative food systems have been highlighted due to their broad consequences in different dimensions, such as food security and environmental sustainability. Within this scenario, food systems based on alternative proteins, such as plant-based meat (PBM), are beginning a process of sociotechnical transition. To explore this field, this study uses the multilevel perspective (MLP) of sociotechnical transition to investigate the relationship between PBM producers, actors at the niche level, and their relationships with organizations in the conventional sector, participants at the regime level. Based on the Brazilian case, one of the largest meat producers in the world, this study aims to analyze how interactions occur between PBM companies operating at the niche level and organizations at the regime level in the process of sociotechnical transition in Brazil. Therefore, this study investigated, through interviews and documentary analysis of secondary data, the manufacturers of PBM products that fit into the niche levels and how they relate to the actors at the regime levels. Interviews were conducted with representatives of companies operating at the niche level of the Brazilian PBM market, and secondary data were collected from news articles published in Brazilian newspapers on the subject. These data were analyzed using content analysis and showed that niche-level players are adopting different strategies to interact with regime-level players. Two main groups of players in the PBM market were identified: newly created startups, driven by the vision and determination of their founders, and established companies that take advantage of their operational and distribution structures to explore strategic niches. Opportunities include access to investment, collaborations with universities, the development of innovative technologies, and partnerships with retailers. On the other hand, barriers include high production costs, the lack of specific regulations, and the logistical challenges faced by startups. Supermarkets and consumers emerge as crucial players in the expansion of the PBM sector, contributing to its gradual advance in the market. These dynamics highlight both the promising potential and the significant obstacles to the consolidation of the PBM market in Brazil. Therefore, this study made a relevant contribution to understanding the dynamics of sociotechnical transition by exploring in depth the interaction between niches and regimes, in addition to offering concrete evidence that enriches the understanding of these complex processes
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