Navegação VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 94
-
FELICIDADE EXTRAVIADA: UMA MERCADORIA NOS JOGOS DE CONSUMO DE A ESPUMA DOS DIAS
(2016-08-22)O presente artigo tem como objetivo atualizar a fala mítica felicidade enquanto uma mercadoriaprovisória na contemporaneidade, analisando-a a partir de sua estética estilística e simbólica dascores, por sua vez atreladas ... -
Realidade e ficcionalização: uma análise comparativa entre narrativas telejornalística e cinematográfica na reportagem do Jornal Nacional Multidão cobre as ruas do rio para ver o Papa Francisco e no filme O banheiro do papa
(2016-08-22)O presente trabalho busca estudar as possíveis semelhanças entre a narrativa cinematográfica e a narrativa telejornalística. Para tanto, compara as formas de construção da narrativa do cinema e do telejornalismo, utilizando ... -
MULHERES LATINAS E ARQUÉTIPOS MELODRAMÁTICOS: PRIMEIRAS TEORIZAÇÕES PARA UMA CRÍTICA DA FICÇÃO SERIADA
(2016-08-22)Este artigo faz parte de uma pesquisa maior (intitulada “Representação da mulher latinoamericana no audiovisual: estereótipos, limitações e ressignificações”) desenvolvida a partir do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção ... -
TENSIONAMENTO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO SOBRE O JORNALISTA E SUAS PRÁTICAS PRODUTIVAS: A PERTINÊNCIA DO TEMA PARA O CAMPO DA COMUNICAÇÃO
(2016-08-22)O presente artigo tem por problema central a avaliação quanto à importância para o campo da comunicação das pesquisas sobre o jornalista e suas práticas produtivas. Por objetivo, pretende-se tensionar as propostas ... -
MÍDIA E REPRESENTAÇÕES: OS PERSONAGENS INFANTIS NO CINEMA BRASILEIRO, IRANIANO E ITALIANO
(2016-08-22)O presente trabalho faz uma análise de três filmes oriundos de nacionalidades diferentes: Brasil, Irãe Itália. Desta forma, portanto, são estudados os filmes Central do Brasil (1998, Walter Salles),Filhos do Paraíso (1998, ... -
AMOR LIVRE E LIBERTAÇÃO FEMININA NA IMPRENSA ANARQUISTA BRASILEIRA (1919-1949)
(2016-08-22)O movimento anarquista, surgido no final do século XIX dentro do movimento operário, criticava todas as formas de poder e autoridade e não vislumbrava a prática da liberdade dentro do sistema capitalista. A imprensa operária ... -
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E EMPODERAMENTO FEMININO E POPULAR - UMA EXPERIÊNCIA COM AS MULHERES SEM TERRA - MST
(2016-08-22)Este artigo reflete sobre o uso da comunicação audiovisual contra-hegemônica como contribuição ao empoderamento feminino e de classe popular, a partir da experiência na produção do documentário ‘Mulher Sem Terra em Movimento’, ... -
A PUBLICIDADE COMO MEETING POINT: COMO O DISCURSO PUBLICITÁRIO TENSIONA FLUXOS COMUNICATIVOS NA CAMPANHA VOLKSWAGENVALE
(2016-08-22)Um briefing: vender carros. Um cenário: recessão econômica. Um desafio: criar. Este é contexto que dá origem a este artigo que, a partir da campanha publicitária volkswagenvale, veiculada em 2015, propõe a visão da publicidade ... -
SUPER SIZE ME – UM DOCUMENTÁRIO CONSUMERISTA
(2016-08-22)Movimentos sociais têm emergido para amparar a sociedade das consequências do moderno padrão de vida e as empresas que não atuam conforme as atuais exigências estão sujeita as verberações. Apesar da trajetória dos movimentos ... -
O CONSUMO MIDIÁTICO POR MULHERES MADURAS UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA
(2016-08-22)Este artigo reflete acerca do consumo midiático realizado por mulheres consideradas maduras. Essa categoria está baseada na definição apresentada pelos DecS - Descritores da Ciência da Saúde, que definem como maduro o ... -
O HERÓI MORO NO FACEBOOK Reflexões sobre o imaginário
(2016-08-22)No momento político que vive o Brasil dos anos 2015 e 2016 em que se desenvolve o processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, algumas páginas foram criadas no facebook (rede social digital) em apoio ao ... -
Marco civil da internet: entre o ideal democrático e a prática
(2016-08-22)Este trabalho pretende analisar a lei do Marco Civil da Internet no Brasil, vigente desde o dia 12.06.2016, a partir de uma perspectiva dialógica e reflexiva sobre questões como cidadania e democracia. Adotando a metodologia ... -
O estado da arte dos estudos sobre Publicidade e Gênero Feminino nos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas I entre 2005 e 2015
(2016-08-22)Este artigo apresenta os procedimentos e resultados parciais de uma investigação exploratória quantitativa sobre a produção acadêmico-científica acerca da relação dos estudos de Publicidade e Propaganda e de Gênero nos ... -
APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS – A PARTICIPAÇÃO POOPULAR NA ELABORAÇÃO E DEFESA DA LEY DE MÉDIOS ARGENTINA E DO PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR DA MÍDIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL
(2016-08-22)O artigo propõe a descrever e, brevemente, analisar as ações realizadas pela sociedade civil para ampliação do debate popular em defesa de projetos de regulação da comunicação no Brasil e Argentina na história recente ... -
CONSUMO E SÉRIE DE ANIMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA E EXPERIÊNCIA DE TV EM “HORA DE AVENTURA”
(2016-08-22)Este artigo visa levantar pressupostos teóricos no intuito de verificar se a série de animação “Hora de Aventura” (PENDLETON WARD, 2010) se utiliza da narrativa transmídia em sua estratégia junto ao público alvo para após, ... -
Práticas educomunicativas e a busca pela cidadania: uma experiência Política no cenário escolar
(2016-08-22)Desde 2014, a Escola Ecológica Marcelino Champagnat, localizada em Almirante Tamandaré, região Metropolitana de Curitiba, vem desenvolvendo o projeto Política na Escola. Iniciado como uma proposta piloto, que visava apenas ... -
A ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICs E MÍDIAS
(2016-08-22)Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje ... -
A INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS
(2016-08-22)Discutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ... -
DUPLA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO NA MÍDIA SOCIAL: ICONOFAGIA E GASTRONOMIA
(2016-08-22)Vivendo no advento das redes sociais virtuais, percebemos diversos movimentos nas relações entre as pessoas, suas experiências e os meios de comunicação. Dentre esses movimentos, se torna cada vez mais comum a presença das ... -
Apontamentos sobre as questões discursivas do Enade 2012 e 2015 para os cursos de Publicidade e Propaganda
(2016-08-22)A avaliação no Ensino Superior, especialmente as ferramentas de larga escala, como o Enade, vêm apresentando resultados de classificação de cursos e instituições. Por outro lado, há poucos elementos efetivos de ação no que ...