Navegação VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 94
-
2 DE ABRIL E A CONEXÃO AZUL: o uso da tecnologia como experiência comunicacional e cultural entre grupos que vivem o autismo.
(2016-08-22)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que proporciona a aproximação de grupos de indivíduos, às vistas de ressignificação e reconhecimento, bem como pela troca de experiências vividas no cotidiano. Neste ... -
A AUTOCRÍTICA QUE FALTOU – CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTO ATRIBUÍDO À SECOM DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA À ÉPOCA DOS PROTESTOS DE 2015
(2016-08-23)O texto que segue integra a pesquisa em desenvolvimento em nível de Doutorado intitulada“Processos tentativos de conversação pública entre governo federal e sociedade: Casos e ‘percalços’comunicacionais da participação nos ... -
A CULTURA DA ESCOLA PELAS LENTES DA COMUNICAÇÃO: uma imersão nas dimensões cotidianas da juventude do Colégio Estadual do Paraná
(2016-08-22)Este artigo apresenta observações de campo referentes à cultura do espaço escolar do Colégio Estadual do Paraná (CEP) tendo como filtro o olhar da Comunicação. O objetivo foi investigar a trama simbólica desta escola com ... -
A ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICs E MÍDIAS
(2016-08-22)Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje ... -
A ESTEREOTIPIZAÇÃO DO PÚBLICO LGBT EM PRODUTOS MIDIÁTICOS SOB ENQUADRAMENTO CRÍTICO
(2016-08-23)A oficina tem como base o observatório de imprensa “Los Maricas” criado para a disciplina de crítica de mídia, sob orientação da professora carla rizzotto, na qual os alunos realizaram enquadramento crítico de produtos ... -
A INFLUÊNCIA DOS ARQUÉTIPOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO
(2016-08-22)A possibilidade de conhecer os caminhos futuros de uma sociedade de consumo é o que motiva estuda-la. Entender os processos do sistema capitalista, o consumo desenfreado, o individualismo exacerbado e o engajamento das ... -
A INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS
(2016-08-22)Discutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ... -
A MASSIFICAÇÃO DO ESTILO NEW LOOK, DOS ANOS 1950: MUDANÇAS CONTEXTUAIS, ESTÉTICAS E SIMBÓLICAS
(2016-08-22)Através de uma metodologia semiótica de matriz barthesiana, analisaremos dois filmes com os quais a marca de moda de luxo Dior se associou para construção do figurino das atrizes principais, com o propósito de disseminar ... -
A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ESTUDOS DE GÊNERO, FEMINISMO E CRÍTICA DE MÍDIA
(2016-08-23)A oficina tem por objetivo proporcionar aos participantes um conhecimento introdutório sobre o movimento feminista no Brasil e explicar como o feminismo surge, com o intuito de mostrar as contradições, os avanços, recuos ... -
A NARRATIVA TRANSMÍDIA NO UNIVERSO DO PERSONAGEM BATMAN
(2016-08-22)A narrativa transmídia, conforme Jenkins (2008), sempre existiu. Ela é uma história que nasce em uma mídia e se desenvolve em diferentes plataformas contribuindo para o universo narrativo. Neste contexto, existe o personagem ... -
A NOVA LEGISLAÇÃO DAS ELEIÇÕES BRASILEIRA E AS MUDANÇAS PARA A COMUNICAÇÃO ELEITORAL EM 2016
(2016-08-23)O presente artigo analisa o possível impacto da Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015 que alterou a Lei nº 9.504/97) na comunicação das eleições para prefeitos no Brasil em 2016. O objeto de estudo é a comunicação ... -
A PERCEPÇÃO DO MERCHANDISING SOCIAL NA UNIVERSIDADE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ESTUDANTES DE PUBLICIDADE & PROPAGANDA E CIÊNCIAS SOCIAIS DA FURB
(2016-08-23)Inserido no contexto dos Estudos Culturais, o presente trabalho tem por objetivo a análise do impacto das inserções de merchandising social da telenovela Amor à Vida em estudantes de Publicidade e Propaganda e Ciências ... -
A PRODUÇÃO GRÁFICA DA CAPA DO LIVRO A DEPRESSÃO DE LARS
(2016-08-22)Partindo do princípio de que a produção gráfica da capa de um livro implica o primeiro importante contato entre o leitor-consumidor e a obra a ser consumida, propomo-nos, neste trabalho, explanar essa relação cara ao mercado ... -
A PROMESSA DO RETORNO À IDADE DE OURO – MITOLOGIAS POLÍTICAS UTILIZADAS POR DONALD TRUMP NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2016
(2016-08-23)Donald Trump é um dos candidatos à presidência americana mais improváveis das últimas décadas, mas sua campanha tem sido um estrondoso sucesso que superou as expectativas de especialistas políticos. O objetivo do trabalho ... -
A PUBLICIDADE COMO MEETING POINT: COMO O DISCURSO PUBLICITÁRIO TENSIONA FLUXOS COMUNICATIVOS NA CAMPANHA VOLKSWAGENVALE
(2016-08-22)Um briefing: vender carros. Um cenário: recessão econômica. Um desafio: criar. Este é contexto que dá origem a este artigo que, a partir da campanha publicitária volkswagenvale, veiculada em 2015, propõe a visão da publicidade ... -
A PUBLICIDADE E OS OLHARES PARA A CRÍTICA MIDIÁTICA POLÍTICA BRASILEIRA: O CASE HABIB’S
(2016-08-22)A publicidade promove o debate de temas atuais em estratégias criativas e persuasivas tendo como referência temas em destaque na sociedade como saúde e bem estar, por exemplo. A cobertura dos fatos ocorridos na recente ... -
AMOR LIVRE E LIBERTAÇÃO FEMININA NA IMPRENSA ANARQUISTA BRASILEIRA (1919-1949)
(2016-08-22)O movimento anarquista, surgido no final do século XIX dentro do movimento operário, criticava todas as formas de poder e autoridade e não vislumbrava a prática da liberdade dentro do sistema capitalista. A imprensa operária ... -
ANÁLISE SEMIÓTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
(2016-08-23)A proposta desta oficina é apresentar a semiótica discursiva como teoria e método de análise de textos publicitários. No contexto desta semiótica, entende-se por texto um todo de sentido que pode ser construído e manifestado ... -
Apontamentos sobre as questões discursivas do Enade 2012 e 2015 para os cursos de Publicidade e Propaganda
(2016-08-22)A avaliação no Ensino Superior, especialmente as ferramentas de larga escala, como o Enade, vêm apresentando resultados de classificação de cursos e instituições. Por outro lado, há poucos elementos efetivos de ação no que ... -
APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS – A PARTICIPAÇÃO POOPULAR NA ELABORAÇÃO E DEFESA DA LEY DE MÉDIOS ARGENTINA E DO PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR DA MÍDIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL
(2016-08-22)O artigo propõe a descrever e, brevemente, analisar as ações realizadas pela sociedade civil para ampliação do debate popular em defesa de projetos de regulação da comunicação no Brasil e Argentina na história recente ...