Encontros de Pesquisa em Comunicação
Navegar por
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
ENPECOM 2017: Programação
(2017-10-09) -
ENPECOM 2015: Programação
(2015-09-24) -
A NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
(2015-09-23)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior éatéhoje ... -
APENAS UM SHOW: IDENTIDADE E CONSUMONA ANIMAÇÃO DE J.G. QUINTEL
(2015-09-23)O presente artigo propõe gerar uma reflexão voltada sobre doisentrediversos reflexosda linguagem de animação sobre opúblico-alvo: identidade econsumo. Portanto, o foco deste trabalho é refletir sobre o consumo inserido na ... -
CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA PERSONAGEM RACHEL GREEN NA SÉRIE FRIENDS
(2015-09-23)Séries norte-americanas são veiculadas por todo o mundo. Com Friendsnão foi diferente. Mesmo tendo seu encerramento há mais de uma década, a série ainda é lembrada e assistida por muitos jovens e adultos espalhados por ... -
Jornalismo e SEO: das técnicas tradicionais de escrita jornalística à mediação das máquinas
(2015-09-11)O presente artigo busca analisar a evolução das técnicas de escrita jornalística em razão das necessidades de o conteúdo estar cada vez melhor posicionado em meio ao universo de informações apresentado ao leitor na internet. ... -
Assessoria de comunicação: a crescente atuação do jornalista como gestor da imagem organizacional
(2015-09-11)O objetivo principal do presente artigo é analisar a importância do papel e da atuação do jornalista como gestor da imagem organizacional em empresas brasileiras, por meio da assessoria de comunicação. A pesquisa possibilitou ... -
CINEMA, PROPAGANDA E O AMERICAN WAY OF LIFE
(2015-09-23)A saturação de informação transforma a tradicional publicidade interruptiva numa forma mais integrada ao lazer, gerando novos pontos de contato entre marcas e consumidores. Destaca-se o merchandising editorial, que é a ... -
Um retrato da pesquisa em mídia pública no Brasil
(2015-09-11)Apresentamos um levantamento das iniciativas recentes desenvolvidas institucionalmente no Brasil e também no campo das ciências para demonstrar que existe a consolidação de pesquisas que estão construindo a mídia pública ... -
Longe demais das capitais – qualidade editorial em jornais de interior de Santa Catarina
(2015-09-11)Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade editorial de jornais de interior em Santa Catarina. Classificados por Fernandes (2003) como jornais de circulação local ou microrregional, com foco noticioso voltado ... -
Movimento social e mídia local: a relação entre as ações do movimento de mulheres da primavera e o agendamento de pautas feministas no jornal Diário de Guarapuava
(2015-09-11)O Movimento de Mulheres da Primavera teve início em 2004 com a realização da 1ª Romaria da Mulher no Bairro Primavera em Guarapuava – PR. Em 2008 o movimento passou a ter mais visibilidade no município, quando elegeu como ... -
A improdutividade do trabalhador brasileiro no discurso da revista The Economist: uma análise dialógica
(2015-09-11)Este artigo consiste em uma Análise Dialógica do Discurso (ADD) de viés bakhtiniano que tem por objeto uma reportagem publicada pela revista britânica The Economist em 2014 sobre a suposta improdutividade do trabalhador ... -
Contrato de comunicação: um estudo sobre a relação entre emissoras de televisão e a população de Joinville
(2015-09-11)Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas por duas emissoras de televisão da cidade de Joinville, Santa Catarina, para estabelecer os contratos de comunicação com o seu público. Essas emissoras, ... -
O bajubá da boneca – a comunicação como representação da travesti
(2015-09-11)Este trabalho tem como ideia central apresentar uma breve discussão sobre a construção imagética de travestis na cidade de Ponta Grossa/PR. Para melhor compreender esta problemática apresentaremos tais construções focando ... -
O papel da crítica de mídia especializada e a leitura contra-hegemônica da notícia
(2015-09-11)Questionar o atual jornalismo e como consequência a crítica de mídia existente nos grandes meios de comunicação. Este é o propósito principal deste artigo que pretende apresentar possibilidades de uma crítica especializada ... -
A presença feminina no caderno Ciência e Saúde da Folha de São Paulo
(2015-09-11)Ao tomar como base o Projeto de Monitoramento de Mídia Global (WACC), realizado desde 1995, o presente artigo se desenvolve com o objetivo de verificar a inserção e a participação feminina no caderno Ciência e Saúde, do ... -
Visibilidades LGBT no material jornalístico do Igay
(2015-09-11)O presente artigo analisa pautas e representações de identidades sexuais e de gênero no conteúdo jornalístico do iGay, seção voltada para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) ... -
Mulheres em tempo real: questões sobre a dupla jornada feminina entre o trabalho de webjornalista e a maternidade
(2015-09-11)As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho brasileiro e, no jornalismo, já são maioria, segundo pesquisas. Entretanto, tal evolução levou as mulheres a terem de lidar com duplas jornadas de trabalho, ou seja, ... -
O jornal comunitário como instrumento de reconhecimento social
(2015-09-11)O artigo refere-se ao projeto de extensão universitária Voz do Nicéia da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista patrocinado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Produzido e ...