MULHERES LATINAS E ARQUÉTIPOS MELODRAMÁTICOS: PRIMEIRAS TEORIZAÇÕES PARA UMA CRÍTICA DA FICÇÃO SERIADA
Data
2016-08-22Autor
Anderson Lopes da Silva
Regiane Regina Ribeiro
Valquíria Michela John
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa maior (intitulada “Representação da mulher latinoamericana no audiovisual: estereótipos, limitações e ressignificações”) desenvolvida a partir do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção Seriada) da UFPR/CNPq. O objetivo é apresentar as primeiras possibilidades de teorização acerca das representações das mulheres latinoamericanas no audiovisual e os arquétipos melodramáticos envolvidos, relidos ou continuados na construção discursiva de potenciais personagens (ainda não analisados, já que este não é o foco neste trabalho). São trazidos à discussão autores como Martín-Barbero, Sílvia Oroz, García Canclini, Peter Brooks, entre outros, para a localização do melodrama no contexto do nosso continente. Os resultados preliminares apontam para pelo menos seis grandes arquétipos melodramáticos da figura feminina que, a partir disso, provocam questões sobre a necessidade de pesquisas futuras para a verificação e crítica dos arquétipos (e suas remodelações) no desenvolvimento de personagens da ficção seriada.