DUPLA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO NA MÍDIA SOCIAL: ICONOFAGIA E GASTRONOMIA
Resumo
Vivendo no advento das redes sociais virtuais, percebemos diversos movimentos nas relações entre as pessoas, suas experiências e os meios de comunicação. Dentre esses movimentos, se torna cada vez mais comum a presença das fotografias de alimentos em meio as fotografias pessoais nos perfis dos usuários. Além da produção e consumo de alimentos cada vez mais sofisticados, é realizada uma fotografia performática, onde o indivíduo utiliza de recursos fotográficos e da combinação de um texto e da imagem para expressar uma experiência ou até um estilo de vida que faz parte do seu “eu”, assim como acontece com as “selfies”. O objetivo principal deste trabalho é investigar a relação da gastronomia e a produção e consumo dos alimentos, com a interação, produção e reprodução das imagens que as pessoas realizam. Esta temática apresenta uma grande área a ser explorada, visto que envolve o consumo de imagens nas redes sociais, bem como uma performance que as pessoas produzem de si próprias, combinadas a outra atividade performática, a culinária. Através de pesquisas e observações das fotografias encontradas no instagram — rede social que permite apenas o compartilhamento de fotos e um texto descritivo — uma pesquisa comportamental online, com a finalidade de cercar e entender o perfil destes usuários; e uma revisão bibliográfica, que embasou e permitiu uma reflexão a respeito das relações de consumo, produção e replicação de imagens em alta escala, fica evidente que a iconofagia gastronômica avança a passos largos nas relações e interações da sociedade contemporânea.