• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICs E MÍDIAS

    Thumbnail
    Data
    2016-08-22
    Autor
    Murillo Azevedo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje não são as pessoas que o sistema educacional foi delineado para ensinar. A sociedade contemporânea adotou as TICs, em especial a Web 2.0, com muito entusiasmo, porém a educação ainda observa à distância e suspeita das supostas vantagens das novas tecnologias. Este ensaio pretende destacar a importância das mídias e das TICs na rotina da escola. Os jovens têm maior empatia cognitiva e expressiva com as tecnologias e com os novos modos de perceber o espaço e o tempo. Há de se atentar que mais importante que o conteúdo seja a forma de se comunicar com os alunos. Ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, as mídias e as TICs tem papel fundamental nessa transição. O vídeo, principal exemplo de mídia neste trabalho, flutua entre a ficção e o real, entre o filme e a televisão, em vias informáticas e digitais, nesse espaço entre a arte e a comunicação. É impensável não usar as novas tecnologias auxiliando no processo formal de educação e considerar os conhecimentos dos alunos sobre as TICs é responsável pedagogicamente dada modernização tecnológica por qual passa sociedade contemporânea.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91694
    Collections
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) [94]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV