• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O estado da arte dos estudos sobre Publicidade e Gênero Feminino nos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas I entre 2005 e 2015

    Thumbnail
    Data
    2016-08-22
    Autor
    Ana Heck
    Máira Nunes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este artigo apresenta os procedimentos e resultados parciais de uma investigação exploratória quantitativa sobre a produção acadêmico-científica acerca da relação dos estudos de Publicidade e Propaganda e de Gênero nos programas de Pós-graduação brasileiros na área de Ciências Sociais Aplicadas I, entre os anos de 2005 e 2015. Foram identificados, dentre as teses e dissertações defendidas nos programas que oferecem cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação Social, 327 pesquisas que abordam a temática de gênero. Ao investigar quais destas pesquisas tratavam especificamente sobre a publicidade e o gênero feminino, foram obtidos 56 trabalhos. A partir desse corpus, foram apontadas as temáticas aplicadas nas pesquisas, seu percurso analítico e os objetos de estudo. Os resultados mostram que, com relação às questões de gênero, a temática da representação da mulher em termos de identidade, corpo e padrões de beleza tem maior ênfase do que outras temáticas. Além disso, as análises evidenciam a aplicação de 19 metodologias diferentes, com ênfase na análise semiótica na maioria dos trabalhos, com uma grande variedade de objetos de estudo, mas que são, majoritariamente, provenientes do meio revista, com destaque para os títulos Nova Cosmopolitan, Cláudia e Marie Claire.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91764
    Collections
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) [94]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV