Encontros de Pesquisa em Comunicação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 172
-
O CONSUMO MIDIÁTICO A PARTIR DE IMPLICAÇÕES DE MEDIAÇÕES E DA MIDIATIZAÇÃO
(2016-08-23)Estamos cada vez mais inseridos em diferentes redes sociais digitais, conectados à Internet em distintos ambientes sociais e somos bombardeados por informações vindas de várias plataformas. Isso nos leva a concordar com ... -
ATIVISMO DIGITAL: UMA ANÁLISE DA REPERCUSSÃO DE CAMPANHAS FEMINISTAS NA INTERNET
(2016-08-23)Os movimentos sociais, dentre eles o movimento feminista, adotaram a internet como um espaço de debates e disseminação de ideias. Com isso surgiram novas formas de ativismo e de mobilização social, nas quais as mídias ... -
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E EMPODERAMENTO FEMININO E POPULAR - UMA EXPERIÊNCIA COM AS MULHERES SEM TERRA - MST
(2016-08-22)Este artigo reflete sobre o uso da comunicação audiovisual contra-hegemônica como contribuição ao empoderamento feminino e de classe popular, a partir da experiência na produção do documentário ‘Mulher Sem Terra em Movimento’, ... -
O HERÓI MORO NO FACEBOOK Reflexões sobre o imaginário
(2016-08-22)No momento político que vive o Brasil dos anos 2015 e 2016 em que se desenvolve o processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, algumas páginas foram criadas no facebook (rede social digital) em apoio ao ... -
Marco civil da internet: entre o ideal democrático e a prática
(2016-08-22)Este trabalho pretende analisar a lei do Marco Civil da Internet no Brasil, vigente desde o dia 12.06.2016, a partir de uma perspectiva dialógica e reflexiva sobre questões como cidadania e democracia. Adotando a metodologia ... -
O THE WALL STREET JOURNAL E AS PRÉVIAS ELEITORAIS: COBERTURA POLÍTICA, IMAGEM PÚBLICA E NEUTRALIDADE
(2016-08-22)Em meio à corrida eleitoral para a Casa Branca, este artigo propõe uma análise da cobertura jornalística realizada na fanpage do The Wall Street Journal (WSJ) durante as prévias. Esta pesquisa olha para a importância da ... -
DA GLAMOURIZAÇÃO DO CONSUMO À PRODUÇÃO DE LIXO: UM DEBATE NECESSÁRIO
(2016-08-22)A produção e destinação correta de lixo despontam como um dos maiores problemas emergentes no espaço urbano contemporâneo. Indissociável da produção de lixo, entretanto, está a crescente prática do consumo que, em função ... -
LUZ, SOM E MOVIMENTO: CORPO-MÍDIA E IMAGINÁRIO DA UMBANDA EM CURITIBA
(2016-08-23)A partir da metodologia da observação participativa, entrevistas com médiuns e a pesquisa antropológica dos mitos e rituais, a oficina tem como proposta apresentar um panorama da presença da Umbanda em Curitiba, bem como ... -
TRANSMÍDIA E A ERA DE ULTRON DA PUBLICIDADE
(2016-08-22)Esse estudo analisa como a narrativa transmídia é utilizada na publicidade. Para isso seu conceito é explorado, por meio da pesquisa bibliográfica, bem como suas características e surgimento. Compreender essa estratégia ... -
ANÁLISE SEMIÓTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
(2016-08-23)A proposta desta oficina é apresentar a semiótica discursiva como teoria e método de análise de textos publicitários. No contexto desta semiótica, entende-se por texto um todo de sentido que pode ser construído e manifestado ... -
FEITO PARA VOCÊ? Uma reflexão sobre os discursos publicitários que dialogam com a infância e se propõem como co-participantes na formação de cidadãos responsáveis
(2016-08-27)A partir da compreensão de que o mundo da representação publicitária evoca valores, ideias e visões que “são boas para pensar” a cultura e a sociedade, este artigo assume o seguinte objetivo: aprofundar a reflexão sobre ... -
CONSUMO E SÉRIE DE ANIMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA TRANSMÍDIA E EXPERIÊNCIA DE TV EM “HORA DE AVENTURA”
(2016-08-22)Este artigo visa levantar pressupostos teóricos no intuito de verificar se a série de animação “Hora de Aventura” (PENDLETON WARD, 2010) se utiliza da narrativa transmídia em sua estratégia junto ao público alvo para após, ... -
LAVA JATO E ESPETÁCULO POLÍTICO: OS EDITORIAIS DA GAZETA DO POVO COMO PALCO DOS VAZAMENTOS DA OPERAÇÃO
(2016-08-23)O artigo traz uma discussão sobre espetacularização da política, imagem pública e como o jornalismo e especialmente os editoriais, enquanto espaço de visibilidade pública, se tornam ferramentas de disputa política e, no ... -
A ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICs E MÍDIAS
(2016-08-22)Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje ... -
CINEMA, IDEOLOGIA E CONSUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME QUE HORAS ELA VOLTA?
(2016-08-26)O trabalho tem como objetivo compreender de que forma o cinema pode funcionar como instrumento ideológico sob o ângulo dos Estudos Culturais. Os aportes teóricos utilizados perpassam conceitos de hegemonia e ideologia ... -
A PERCEPÇÃO DO MERCHANDISING SOCIAL NA UNIVERSIDADE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ESTUDANTES DE PUBLICIDADE & PROPAGANDA E CIÊNCIAS SOCIAIS DA FURB
(2016-08-23)Inserido no contexto dos Estudos Culturais, o presente trabalho tem por objetivo a análise do impacto das inserções de merchandising social da telenovela Amor à Vida em estudantes de Publicidade e Propaganda e Ciências ... -
MÍDIA-EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE WEB RÁDIO E WEB TV NO AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO
(2016-08-22)Este trabalho centra-se na área de Web Rádio e Web TV, com o intuito de promover a integração da universidade com escolas públicas e sociedade. Busca-se uma proposta de mídia-educação voltada para a construção de saberes, ... -
MOBILIZAÇÃO FÚNEBRE NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DE COMPORTAMENTO SOCIAL NO FACEBOOK E INSTAGRAM
(2016-08-22)Este artigo objetiva analisar como a notícia de falecimento repercute nas redes sociais Facebook e Instagram, mobilizando pessoas com intuito de manifestar sentimentos, aproximar parentes e amigos. As redes sociais têm ... -
EXPERIÊNCIA DOCENTE DE JORNALISTAS NA DISCIPLINA DE RELAÇÕES HUMANAS DO CEP SCARPA
(2016-08-22)O presente trabalho visa descrever as experiências dos três profissionais jornalistas na área da docência, na condução da disciplina de Relações Humanas (Oficina de Comunicação Impressa e Audiovisual) no curso de Auxiliar ... -
Uma Breve Pratica de Teatro do Oprimidio
(2016-08-23)O teatro do oprimido é uma metodologia de trabalho cenico desenvolvido por Augusto Boal.