ATIVISMO DIGITAL: UMA ANÁLISE DA REPERCUSSÃO DE CAMPANHAS FEMINISTAS NA INTERNET
Data
2016-08-23Autor
Fernanda Castro de Sousa
Carla Rizzotto
Natasha Dorneles Meyer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os movimentos sociais, dentre eles o movimento feminista, adotaram a internet como um espaço de debates e disseminação de ideias. Com isso surgiram novas formas de ativismo e de mobilização social, nas quais as mídias digitais funcionam como ferramenta de engajamento e militância. O presente artigo tem como objetivo discutir o papel da internet como ferramenta de divulgação de demandas feministas, através da análise descritiva de duas campanhas feministas que alcançaram altos níveis de compartilhamento em 2014: a campanha “Chega de Fiu-fiu” e a campanha “Eu não mereço ser estuprada”. Também é objetivo deste artigo verificar a repercussão das campanhas citadas através da análise de conteúdo de comentários no Facebook. Foram analisados 256 comentários de seis diferentes publicações das fanpages dos jornais Folha de S. Paulo e Zero Hora, e do portal de notícias Terra. A análise mostrou que as principais críticas às campanhas estão centradas em torno das demandas básicas do feminismo, quais sejam: toda mulher tem liberdade para usar a roupa que quiser; a culpa nunca é da vítima; e, mulheres não devem sofrer assédio como resposta a determinado comportamento ou atitude.