Encontros de Pesquisa em Comunicação: Recent submissions
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PRÁTICAS DE CONSUMO MIDIÁTICO DIGITAL: UM COMPARATIVO DE GÊNERO
(2016-08-26)O texto parte de dados da pesquisa nacional “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”, da Rede Brasil Conectado, para apresentar um comparativo das práticas e preferências midiáticas juvenis, sob de um recorte ... -
O ISLÃ CONSTRUÍDO PELAS CAPAS DA REVISTA VEJA
(2016-08-26)Antes dos ataques terroristas realizados pelo Estado Islâmico recentemente, o Oriente Médio e o islamismos já havia se tornado pauta constante na mídia Ocidental. A religião de Maomé ganhou o holofote do Ocidente, ... -
APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS – A PARTICIPAÇÃO POOPULAR NA ELABORAÇÃO E DEFESA DA LEY DE MÉDIOS ARGENTINA E DO PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR DA MÍDIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL
(2016-08-22)O artigo propõe a descrever e, brevemente, analisar as ações realizadas pela sociedade civil para ampliação do debate popular em defesa de projetos de regulação da comunicação no Brasil e Argentina na história recente ... -
REVISTA AZMINA NO FACEBOOK: COMO AS PAUTAS FEMINISTAS ATINGEM O PÚBLICO E AS DISCUSSÕES QUE ESTIMULAM
(2016-08-24)É comum para muitas mulheres não se reconhecerem na mídia. Os grandes veículos de comunicação e a publicidade tem a tendência de reforçar estereótipos que são frutos de uma sociedade machista. O movimento feminista tenta ... -
AS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO: O CONSUMO E AS RELAÇÕES DE AFETO NO ATO DE COMPRAR EM UM SUPERMERCADO
(2016-08-23)Esse artigo busca desenvolver reflexões e explorar um cenário único: o afeto no ato do consumo, e tem como objetivo compreender como a cultura material constitui identidade social, no sentido de pertencimento, sob a ... -
O TEXTO PUBLICITÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR: PROMOVENDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO E CIDADANIA
(2016-08-22)Este trabalho busca colaborar com a interface comunicação e educação sugerindo a utilização de publicidades em sala de aula. Para isso, inicialmente são apresentados os conceitos de publicidade e propaganda (SANT’ANNA, ... -
UMA ANÁLISE DA REINVENÇÃO DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DE CURITIBA A PARTIR DA OPERAÇÃO LAVA JATO
(2016-08-22)Este projeto de iniciação científica tem como objetivo analisar, estudar e entender como se dá o processo de reinvenção das assessorias de imprensa de Curitiba a partir da operação Lava Jato. O artigo questiona de que forma ... -
ENTRE O ESCÁRNIO E O ÓDIO: HATERS E TROLLS NO FACEBOOK DO G1
(2016-08-22)A pesquisa analisa o conteúdo de comentários publicados em posts de notícias, especificamente do Portal G1 em sua fanpage no Facebook, esta com mais de sete milhões de seguidores. Esse número torna o portal de notícias das ... -
LARA, DIANA E MÁRCIA: UM TRÍPLICE MARCO NA REPRESENTAÇÃO DA LOUCURA NA TELENOVELA BRASILEIRA. UM ESTUDO SOBRE IRMÃOS CORAGEM (1970-71)
(2016-08-22)Este artigo investiga a reprodução social do imaginário da loucura na telenovela brasileira. Parte, para tanto, da análise do enredo que cerca uma das primeiras personagens identificada como portadora de um transtorno ... -
Empresas contra a democracia: o posicionamento da mídia comercial diante da Conferência Nacional de Comunicação
(2016-08-22)Este artigo se debruça sobre a reação de algumas das principais entidades representantes das empresas de mídia que se recusaram a participar da I Conferência Nacional de Comunicação e expressaram suas motivações por meio ... -
2 DE ABRIL E A CONEXÃO AZUL: o uso da tecnologia como experiência comunicacional e cultural entre grupos que vivem o autismo.
(2016-08-22)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que proporciona a aproximação de grupos de indivíduos, às vistas de ressignificação e reconhecimento, bem como pela troca de experiências vividas no cotidiano. Neste ... -
Monólogos sem justificação: um estudo da discussão sobre o aborto no portal e-Cidadania
(2016-08-23)Tendo como aporte teórico as noções de participação política e de democracia deliberativa o presente artigo propõe um análise dos comentários em um dos eventos promovidos pelo portal e-Cidadania, do Senado brasileiro. Os ... -
Apontamentos sobre as questões discursivas do Enade 2012 e 2015 para os cursos de Publicidade e Propaganda
(2016-08-22)A avaliação no Ensino Superior, especialmente as ferramentas de larga escala, como o Enade, vêm apresentando resultados de classificação de cursos e instituições. Por outro lado, há poucos elementos efetivos de ação no que ... -
AS AGRURAS DO HABITAR NAS CIDADES FÍLMICAS DE GUSTAVO TARETTO
(2016-08-22)O presente estudo tem como objetivo analisar os filmes Medianeras (2011) e Las Insoladas (2015), do cineasta argentino Gustavo Taretto, olhando para a transposição cinematográfica da cidade de Buenos Aires, por vezes ... -
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DA MORADIA: CONSUMO E PERSONALIZAÇÃO
(2016-08-22)Este estudo investigou as relações entre consumo e a personalização das moradias populares, bem como os significados da casa própria para os sujeitos e a transformação do objeto físico (casa) em um objeto imaterial (lar), ... -
PROCESSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CONSUMO
(2016-08-22)Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso teórico-metodológico utilizado em pesquisa de mestrado que visou identificar o consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas (WINQUES, ... -
A PUBLICIDADE E OS OLHARES PARA A CRÍTICA MIDIÁTICA POLÍTICA BRASILEIRA: O CASE HABIB’S
(2016-08-22)A publicidade promove o debate de temas atuais em estratégias criativas e persuasivas tendo como referência temas em destaque na sociedade como saúde e bem estar, por exemplo. A cobertura dos fatos ocorridos na recente ... -
BLACK MIRROR - A MODERNIDADE LÍQUIDA E A PRISÃO TECNÓLOGICA DE WHITE BEAR
(2016-08-22)Esse artigo propõe analisar o episódio White Bear, da série britânica Black Mirror, a partir da compreensão da influência tecnológica na sociedade, sob a perspectiva da parole, de Luis Carlos Lopes, e tendo em vista seu ... -
COMO OS MEIOS DIGITAIS PODEM ATUAR NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS DE UMA UNIVERSIDADE CONTRIBUINDO NO ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM DO UNIVERSITÁRIO
(2016-08-22)O presente artigo tem por objetivo compreender como se dá o consumo de conteúdos disponibilizados por uma instituição de ensino superior privada de Curitiba (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR) pelos seus ... -
A NOVA LEGISLAÇÃO DAS ELEIÇÕES BRASILEIRA E AS MUDANÇAS PARA A COMUNICAÇÃO ELEITORAL EM 2016
(2016-08-23)O presente artigo analisa o possível impacto da Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015 que alterou a Lei nº 9.504/97) na comunicação das eleições para prefeitos no Brasil em 2016. O objeto de estudo é a comunicação ...