Navegação Encontros de Pesquisa em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 172
-
2 DE ABRIL E A CONEXÃO AZUL: o uso da tecnologia como experiência comunicacional e cultural entre grupos que vivem o autismo.
(2016-08-22)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que proporciona a aproximação de grupos de indivíduos, às vistas de ressignificação e reconhecimento, bem como pela troca de experiências vividas no cotidiano. Neste ... -
A AUTOCRÍTICA QUE FALTOU – CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTO ATRIBUÍDO À SECOM DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA À ÉPOCA DOS PROTESTOS DE 2015
(2016-08-23)O texto que segue integra a pesquisa em desenvolvimento em nível de Doutorado intitulada“Processos tentativos de conversação pública entre governo federal e sociedade: Casos e ‘percalços’comunicacionais da participação nos ... -
A CONVERGÊNCIA E A PROPAGAÇÃO DE MÍDIA ESPONTÂNEA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DA DOVE: O ATIVISMO DA REAL BELEZA FEMININA
(2015-09-23)Este artigo tem por finalidade articular as questões ligadas as práticas da convergência cultural e seus devidos impactos na concepção dos processos da publicidade e da propaganda, no que se refere a criação e entrega de ... -
A CULTURA DA ESCOLA PELAS LENTES DA COMUNICAÇÃO: uma imersão nas dimensões cotidianas da juventude do Colégio Estadual do Paraná
(2016-08-22)Este artigo apresenta observações de campo referentes à cultura do espaço escolar do Colégio Estadual do Paraná (CEP) tendo como filtro o olhar da Comunicação. O objetivo foi investigar a trama simbólica desta escola com ... -
A ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICs E MÍDIAS
(2016-08-22)Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje ... -
A ESTEREOTIPIZAÇÃO DO PÚBLICO LGBT EM PRODUTOS MIDIÁTICOS SOB ENQUADRAMENTO CRÍTICO
(2016-08-23)A oficina tem como base o observatório de imprensa “Los Maricas” criado para a disciplina de crítica de mídia, sob orientação da professora carla rizzotto, na qual os alunos realizaram enquadramento crítico de produtos ... -
A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBICANOS COM EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO POPULAR EM CURITIBA
(2015-09-23)Apresentamos uma análise dos trabalhos de educomunicação e comunicação popular resultantes da cooperação para intercâmbio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique. ... -
"A FABRICAÇÃO DO HERÓI –UMA ANÁLISE DA JUSTIFICATIVA PARLAMENTAR PARA APROPOSITURA DE NOMES PARA O LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA"
(2015-09-23)"O presente trabalho tem como objeto a justificativa dos projetos de lei para a inscrição denomes no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da LiberdadeTancredo Neves, em Brasília e visa compreender ... -
A FOTOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DA SEMIÓTICA
(2015-09-23)Na sociedade contemporânea é possível observar as crianças sendo bombardeadas com um número relevante defotografiasdiariamente. Seja na rua, em casa ouaté mesmo em sala de aula. Tendo isto em vista,opresente estudo preocupasse ... -
A GLOBALIZAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃOA PARTIR DO FIM DO SÉCULO XX:CURSOS TECNOLÓGICOS
(2015-09-23)Aglobalização adentrou aomundo econômico e na cultura das pessoas noplaneta a partir do final do século XX comuma determinaçãoà qual nenhum governo ousou resistir. Ficar de fora dos mercados mundiais é a decretação de ... -
A improdutividade do trabalhador brasileiro no discurso da revista The Economist: uma análise dialógica
(2015-09-11)Este artigo consiste em uma Análise Dialógica do Discurso (ADD) de viés bakhtiniano que tem por objeto uma reportagem publicada pela revista britânica The Economist em 2014 sobre a suposta improdutividade do trabalhador ... -
A INFLUÊNCIA DOS ARQUÉTIPOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO
(2016-08-22)A possibilidade de conhecer os caminhos futuros de uma sociedade de consumo é o que motiva estuda-la. Entender os processos do sistema capitalista, o consumo desenfreado, o individualismo exacerbado e o engajamento das ... -
A INOVAÇÃO E O INSTITUCIONALIZADO NO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IES PÚBLICAS E IES PRIVADAS
(2016-08-22)Discutir o processo de ensino de criação publicitária é necessário para compreender o funcionamento das práticas comunicativas que incidem na formação de estudantes cada vez mais dinâmicos. Assim, voltamos o presente artigo ... -
A libertação do cabelo crespo: o papel das mídias sociais na desconstrução do ideal estético capilar euro-brasileiro
(2015-09-11)No ideal de estética euro-brasileiro, a mulher negra foi colocada em posição de inferioridade, recorrendo a produtos para controle capilar a fim de assemelhar-se à mulher branca. Com o advento das mídias sociais e a ... -
A MASSIFICAÇÃO DO ESTILO NEW LOOK, DOS ANOS 1950: MUDANÇAS CONTEXTUAIS, ESTÉTICAS E SIMBÓLICAS
(2016-08-22)Através de uma metodologia semiótica de matriz barthesiana, analisaremos dois filmes com os quais a marca de moda de luxo Dior se associou para construção do figurino das atrizes principais, com o propósito de disseminar ... -
A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ESTUDOS DE GÊNERO, FEMINISMO E CRÍTICA DE MÍDIA
(2016-08-23)A oficina tem por objetivo proporcionar aos participantes um conhecimento introdutório sobre o movimento feminista no Brasil e explicar como o feminismo surge, com o intuito de mostrar as contradições, os avanços, recuos ... -
A NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
(2015-09-23)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior éatéhoje ... -
A NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
(2016-05-20)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior é até ... -
A NARRATIVA TRANSMÍDIA NO UNIVERSO DO PERSONAGEM BATMAN
(2016-08-22)A narrativa transmídia, conforme Jenkins (2008), sempre existiu. Ela é uma história que nasce em uma mídia e se desenvolve em diferentes plataformas contribuindo para o universo narrativo. Neste contexto, existe o personagem ... -
A NOVA LEGISLAÇÃO DAS ELEIÇÕES BRASILEIRA E AS MUDANÇAS PARA A COMUNICAÇÃO ELEITORAL EM 2016
(2016-08-23)O presente artigo analisa o possível impacto da Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015 que alterou a Lei nº 9.504/97) na comunicação das eleições para prefeitos no Brasil em 2016. O objeto de estudo é a comunicação ...