• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O CONSUMO MIDIÁTICO A PARTIR DE IMPLICAÇÕES DE MEDIAÇÕES E DA MIDIATIZAÇÃO

    Thumbnail
    Data
    2016-08-23
    Autor
    Chirlei Kohls
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Estamos cada vez mais inseridos em diferentes redes sociais digitais, conectados à Internet em distintos ambientes sociais e somos bombardeados por informações vindas de várias plataformas. Isso nos leva a concordar com Roger Silverstone (2002) quando aponta que consumimos a mídia e, não é exagero dizer, a mídia nos consome. Neste contexto, pretende-se refletir sobre o consumo midiático contemporâneo considerando as implicações das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2009; OROZCO GÓMEZ, 2006), que transformam o sentido da vida em comunidade, e da midiatização (HJARVARD, 2014; HEPP, 2014), na qual a sociedade é submetida num grau crescente pela lógica da mídia. O consumo será abordado a partir do olhar multidisciplinar, considerando a globalização, a cultura, a identidade e a cidadania, proposto por Néstor García Canclini (2015), com especificidades do consumo midiático apontadas por Mariângela Toaldo e Nilda Jacks (2013). Ainda neste cenário está imbricada a convergência com transformações culturais, muito além de mercadológicas e tecnológicas, nos indivíduos e suas interações sociais (JENKINS, 2009). O objetivo da oficina é refletir sobre o consumo midiático contemporâneo observando aspectos práticos da vida cotidiana relacionados com o que vem sendo discutido teoricamente. Com esta associação, pretende-se olhar de maneira crítica a como estamos consumindo mídia e aos fatores que interferem no modo em como nos comportamos neste cenário, além de discutir o que estamos fazendo circular nas redes e o que está imbricado nestes processos comunicativos. Ainda faremos relações com hábitos de consumo de mídia e como mediações, por exemplo a ritualidade, mudaram com o surgimento das tecnologias.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91715
    Collections
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) [94]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV