FEITO PARA VOCÊ? Uma reflexão sobre os discursos publicitários que dialogam com a infância e se propõem como co-participantes na formação de cidadãos responsáveis
Resumo
A partir da compreensão de que o mundo da representação publicitária evoca valores, ideias e visões que “são boas para pensar” a cultura e a sociedade, este artigo assume o seguinte objetivo: aprofundar a reflexão sobre os processos de reconfiguração do discurso publicitário frente a um espírito de resistência à comunicação mercadológica que dialoga com a infância, evidenciando estratégias que fragilizam o potencial dissidente dos discursos contra-hegemônicos. A hipótese levantada sugere processos de publicização que, nas entrelinhas de seus discursos, se propõem como co-participantes na formação de cidadãos responsáveis, “desarmando” as dissidências proeminentes. É como se a relevância e qualidade daquilo que é promovido superasse a contra-indicação de ser um conteúdo vinculado a uma marca. O uso de estratégias semelhantes às exemplificadas neste trabalho são ainda apontadas como práticas que vêm sendo incorporadas pelo mercado, ora por vias de uma conveniência oportunista, ora por meio de uma conveniência ideológica. Dessa forma, os argumentos registrados agem na tentativa de instigar uma constante prática de avaliação crítica da mídia e inspirar uma reorganização das dinâmicas vigentes nos complexos midiáticos.