O THE WALL STREET JOURNAL E AS PRÉVIAS ELEITORAIS: COBERTURA POLÍTICA, IMAGEM PÚBLICA E NEUTRALIDADE
Resumo
Em meio à corrida eleitoral para a Casa Branca, este artigo propõe uma análise da cobertura jornalística realizada na fanpage do The Wall Street Journal (WSJ) durante as prévias. Esta pesquisa olha para a importância da mídia na construção da imagem pública dos principais pré- candidatos, Donald Trump (Partido Republicano) e Hillary Clinton (Partido Democrata), a fim deidentificar a existência de viés favorável ou desfavorável. A metodologia utilizada consiste na análise quantitativa de conteúdo para avaliar as publicações realizadas entre os dias 01 de fevereiro a 14 de junho de 2016 que mencionaram a imagem dos pré-candidatos. A hipótese de que a imagempública de Donald Trump seria favorecida devido ao posicionamento público de apoio do acionista majoritário do WSJ, Rupert Murdoch, foi testada por meio da valência e do tipo de imagem priorizada, se política, administrativa ou pessoal. Os testes confirmam o favorecimento ao republicano.Palavras-chave: Comunicação Política; Crítica de Mídia; Neutralidade; Imagem Pública; Eleições.