• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ANÁLISE SEMIÓTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

    Thumbnail
    Data
    2016-08-23
    Autor
    Adriana Tulio Baggio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A proposta desta oficina é apresentar a semiótica discursiva como teoria e método de análise de textos publicitários. No contexto desta semiótica, entende-se por texto um todo de sentido que pode ser construído e manifestado em diferentes linguagens, como a musical, a verbal, a fotográfica etc. A análise semiótica pode ser útil tanto às pessoas interessadas em desconstruir os mecanismos de persuasão publicitária, para investigar as questões sociais expressas por este tipo de produto comunicacional, quanto para aquelas que desejam perceber estes mecanismos para depois operá-los no fazer publicitário. A oficina serve como porta de entrada para quem ainda não conhece a teoria e o método e como oportunidade de exercitar os conhecimentos de quem já tem mais familiaridade com o assunto. Não é necessário ser da área de publicidade ou ter conhecimentos específicos sobre ela. A oficina abordará os princípios fundamentais do método de análise em uma rápida exposição teórica acompanhada de exemplos. Nesta exposição serão explicitados os conceitos da construção de sentido pela diferença, paradigma e sintagma, percurso gerativo do sentido e semissimbolismo. Ao final da oficina, a pessoa terá desenvolvido um olhar semiótico para a leitura da publicidade, que poderá ser utilizado tanto para investigações críticas quanto para a prática publicitária.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91711
    Collections
    • VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016) [94]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV