COMO OS MEIOS DIGITAIS PODEM ATUAR NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS DE UMA UNIVERSIDADE CONTRIBUINDO NO ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM DO UNIVERSITÁRIO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender como se dá o consumo de conteúdos disponibilizados por uma instituição de ensino superior privada de Curitiba (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR) pelos seus estudantes. O objeto de estudo da pesquisa foi a fanpage oficial desta instituição, disponível no Facebook. Para tanto, buscou-se investigar o que leva os estudantes ao engajamento frente aos conteúdos gerados. A presente investigação de caráter qualitativo foi delineada pelos seguintes instrumentos de pesquisa: seleção de posts e grupo focal com os estudantes universitários. Os dados obtidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Gatti (2005) e Bardin (2011). O referencial teórico do estudo foi baseado em Lemos (2004), Lévy (1999), Jenkins (2009, 2014) e Martino (2015). O cruzamento dos dados levantados sugere possíveis mudanças que a instituição em questão pode adotar para aperfeiçoar a comunicação com seu público por meio da referida mídia social.