ENTRE O ESCÁRNIO E O ÓDIO: HATERS E TROLLS NO FACEBOOK DO G1
Data
2016-08-22Autor
THIAGO CAMINADA
Valquíria John
André Schlindwein
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa analisa o conteúdo de comentários publicados em posts de notícias, especificamente do Portal G1 em sua fanpage no Facebook, esta com mais de sete milhões de seguidores. Esse número torna o portal de notícias das Organizações Globo um dos maiores no Brasil. O objetivo foi o de analisar o comportamento das pessoas ao comentarem sobre as notícias compartilhadas na página do G1 no Facebook. A análise recai, especificamente, sobre o comportamento dos denominados haters e trolls, grupos que geralmente tumultuam ou geram algum tipo de polêmica na área de comentários. Os grupos são diferenciados e identificados quais os temas que mais atraem os comentários de ambos. A coleta do material seguiu a proposição do mês composto da análise de conteúdo influenciado pela perspectiva da netnografia. Os resultados apresentam, além de um panorama sobre as interações nas notícias publicadas nos sites de redes sociais, um alto número de comentários classificados como haters e trolls que expressam diversas formas de violência e preconceito nos espaços públicos digitais.