AS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO: O CONSUMO E AS RELAÇÕES DE AFETO NO ATO DE COMPRAR EM UM SUPERMERCADO
Resumo
Esse artigo busca desenvolver reflexões e explorar um cenário único: o afeto no ato do consumo, e tem como objetivo compreender como a cultura material constitui identidade social, no sentido de pertencimento, sob a perspectiva de compra em um supermercado a partir das compras cotidianas de abastecimento do lar. Várias perspectivas conceituais serão utilizadas, para apresentar um cenário ampliado de discussões sobre o assunto e suas diversas relações entre cultura, sociedade e consumo em um supermercado por meio da interação dos dispositivos móveis nas escolhas de compra, em um supermercado expandido e suas relações entre o consumo e afeto. Levanto uma reflexão sob o olhar do consumidor. Qual é a experiência de compra do consumidor a partir da interação dos dispositivos móveis nas compras domésticas de abastecimento? Considerando que a compreensão do ato de comprar vai além do consumo, não sendo somente uma função utilitária de abastecimento das necessidades diárias, mas como um aspecto sociocultural.