A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Data
2019-10-08Autor
Álvaro Oliveira
Karyne Sharara
Fabiane Leite
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este relato tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica por meio da realização do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido no município de Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul- Brasil, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach, com a turma do 7º ano do ensino fundamental. O estágio teve como objetivo proporcionar aos licenciandos/residentes vivenciar à docência em Ciências, colocando em prática saberes adquiridos durante todo o processo de graduação. O estágio ocorreu durante um período de 51 horas, em que foram desenvolvidas 35 horas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach e 16 horas de projeto pedagógico na mesma. Na escola, optamos por trabalhar com o 7° ano, que é composto por 21 alunos. Em relação aos conteúdos que trabalhamos com o 7º ano, foram ministrados: teorias da evolução, célula e classificação dos seres vivos, vírus, Reino Monera, Reino Protista, Reino Plantae, cientistas brasileiros e suas descobertas. Notamos que o estágio proporciona a nós licenciandos um momento ímpar de aprendizado para a nossa formação acadêmica, pois, ao longo do estágio, percebemos a importância de se ter um bom planejamento de aulas e de ter um “plano B” (caso o planejado não dê certo). Por fim, estar sempre bem preparada para possíveis mudanças e em busca do melhor conteúdo e da melhor metodologia de ensino para oferecer aos alunos. O estágio curricular supervisionado III é um elemento essencial na formação do aluno acadêmico, item o qual incentivará o desenvolvimento para a docência na graduação. É neste instante em que o estagiário usa a teoria na prática, sempre buscando uma reflexão após cada aula para melhorias e mudanças ao longo deste período. Assim, as experiências vivenciadas neste estágio permitiram analisar qual é o trabalho do professor de Ensino Fundamental II e como se pode estar inserido dentro dele, com todas as suas problemáticas e construções. O estágio também permitiu produzir o conhecimento prático do trabalho vivenciado na escola pública.