PRÁTICAS DIDÁTICAS NO PIBID PARA O ENSINO DO INGLÊS COTIDIANO
Data
2019-10-07Autor
Juliana dos Reis
Ana Labres dos Santos
Bruna Silva Alves
Telma Zen Possebon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho pretende apresentar alguns aspectos práticos relacionados ao desenvolvimento de um semestre letivo dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Letras Inglês, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As aulas de inglês ministradas pelos bolsistas do Pibid foram direcionadas a alunos de sétimo e oitavo ano do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, no bairro Umbará, em Curitiba, durante todo o primeiro semestre do ano de 2019. Seguindo os princípios do Communicative Approach (LARSEN-FREEMAN, 2011), as práticas dos licenciandos tiveram seu foco no ensino de inglês para uso cotidiano, mantendo ênfase em aquisição de vocabulário e com o ensino de gramática desenvolvido de forma natural e relacionada ao contexto dos assuntos trabalhados. A pesquisa justifica-se pela apresentação da possibilidade de aulas de inglês interativas e culturalmente enriquecedoras a partir da confecção de materiais didáticos diferenciados que visam dinamizar a aula e promover a participação ativa dos alunos, deixando para trás o modelo de ensino gramatical com foco unicamente no professor. Pretende-se mostrar que a produção e utilização destes materiais didáticos em sala de aula trazem resultados bastante positivos no que tange à aquisição de linguagem dos alunos. Para além de momentos de exposição teórica, durante o planejamento das aulas, foi levado em consideração tanto o uso de jogos fornecidos pela coordenação do Pibid adquiridos com verba governamental quanto materiais didáticos produzidos pelos próprios graduandos. Dentre os materiais produzidos estão uma pirâmide alimentar, cartazes com as estações do ano e um mapa-múndi. A intenção era permitir a interação do aluno durante as aulas, levando-os a serem seres ativos na construção de seu próprio conhecimento, bem como na construção do conhecimento de seus colegas; além disso, tinha-se a preocupação de que os alunos pudessem notar a aplicabilidade prática do uso da língua inglesa nas mais diversas situações do cotidiano.