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    O APRENDIZADO DE LOCALIZAÇÕES DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ESCOLAR DE MODO A PROMOVER EVENTUAIS/POSSÍVEIS INTERAÇÕES DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Anderson Brum de Freitas
    Guilherme Pinheiro
    Júlia Weingärtner
    Ana Dias Pereira
    Eduardo Marks de Marques
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho tem como objetivo apresentar, relatar e discutir o desenvolvimento da oficina planejada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Língua Inglesa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e sua aplicação nas turmas de 7° ano no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tal oficina foi pensada a partir de discussões da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC-EF) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em conjunto com o Coordenador. A cidade de Pelotas é conhecida por receber uma quantidade considerável de turistas durante o ano em seus mais diversos eventos. Com isso, as chances de interações com falantes não-nativos do português tornam-se uma real possibilidade na vida dos seus cidadãos. Depois de várias discussões para decidir como seria possível tentar atingir essa realidade, chegou-se à conclusão que trabalhar com ‘direções’ e ‘localizações’ na Língua Inglesa seria a melhor forma de aumentar a preparação nos alunos. Escolheu-se o sétimo ano do Ensino Fundamental por tratar-se de um conteúdo um pouco complexo para o ambiente escolar. Além disso, esse é conhecido por ser o segundo ano de contato oficial de um aluno com a língua estrangeira, o que contribui para uma maior compreensão dos tópicos trabalhados. A partir da noção de Língua Inglesa como uma língua franca se propôs a tratar do tema “Direções” visando promover uma aula que relacione o uso da língua à uma situação real, qual seja, dar informações à um estrangeiro e como se localizar em uma cidade estranha. As aulas foram organizadas em quatro encontros e abordaram as quatro competências linguísticas: writing, reading, listening e speaking. Após a finalização de todas as aulas, distribuiu-se um questionário com perguntas relacionadas à oficina para promover um maior feedback dos alunos ao trabalho realizado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91412
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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