• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Elber Godoy
    Mariele de Mello
    Silvio Carneiro Junior
    Danislei Bertoni
    Márcio Dura Cavagnari
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A formação e a prática do professor de Ciências estão em constante processo de mudança, assim como a sala de aula com alunos que vivenciam em suas experiências diárias, diferentes ferramentas tecnológicas. No cotidiano do ensino e aprendizagem em Ciências, novas ferramentas passam a integrar o trabalho do professor na sala de aula, maximizando práticas e propondo ao aluno as diferentes formas de envolvimento, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e levando-os para um nível de interesse e interatividade por diversas áreas do conhecimento. O programa Residência Pedagógica permite aos acadêmicos a imersão no ambiente escolar, a fim de construir novas práticas educacionais e propiciar um ganho ao processo de ensino-aprendizagem, por meio intervenções pedagógicas, observações e interações com as dependências escolares. Para acadêmicos de Licenciatura, o programa possibilita que esses futuros profissionais do Ensino de Ciências um período de pesquisa e desenvolvimento do seu trabalho docente, tornando-os mais reflexivos e críticos no ambiente escolar e nos processos para a mudança da realidade escolar, tendo como ponto de partida as dificuldades, necessidades e novas ferramentas a serem inseridas neste ambiente para uma efetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm estimulado a interação e o aprendizado dos alunos, e o uso da plataforma Plickers em aulas de ciências propiciou o interesse dos mesmos pelo conteúdo abordado, bem como demonstrou um nível significativo de envolvimento e aprendizado. As ferramentas de TDIC agregadas às práticas docentes possibilitaram uma nova forma de identificar nas turmas quais as dificuldades dos alunos tanto no individual como no coletivo e assim passando a serem vistas como uma possibilidade notória no processo de construção do conhecimento. Assim, ferramentas como o Plickers contribuem com as metodologias adotadas pelo professor de ciências em sala de aula, fazendo com que seja possível esta interação e retorno da prática docente, por meio de um material de resposta mais rápido, com a análise do processo de ensino-aprendizagem. Contendo mais interações para que o aluno assim se interesse pelo processo educacional onde está inserido, apresentando uma melhora nas dificuldades apresentas por alguns alunos em determinadas áreas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91415
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV