Pedagogia: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 281-300 of 622
-
O circo na educação infantil : sistematizando uma proposta pedagógica
(2021)Resumo : O presente estudo teve como objetivo analisar como as práticas corporais circenses podem ser inseridas no âmbito escolar, mais precisamente na etapa da Educação Infantil, bem como estruturar uma proposta pedagógica ... -
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a articulação com a escola : demandas invisíveis do sofrimento psíquico
(2020)Resumo : Essa pesquisa se insere nos campos da educação e saúde e objetiva compreender de que forma a escola, na perspectiva da educação inclusiva, se articula com o serviço de atenção à saúde mental, em específico o Centro ... -
Interação entre o trabalho de uma pedagoga e uma mediadora em uma escola municipal de Curitiba : Desafios
(2018)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um estudo de caso, que se caracteriza como um tipo de pesquisa qualitativa. A presente pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal da Prefeitura de Curitiba, ... -
Brinquedos na educação infantil e a relação homem e mulher
(2015)Resumo : Tomando como impulso as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na sociedade brasileira, buscou-se analisar de que forma essas relações estão colocadas dentro da escola, particularmente nas brincadeiras presentes ... -
A infância no primeiro ano ensino fundamental : o desafio de tornar-se aluno sendo criança
(2018)Resumo : O presente trabalho busca compreender o processo de aculturação escolar pelo qual a criança é submetida no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tal, a metodologia adotada foi a realização de observação das ... -
A brincadeira e o cuidado na educação de crianças de 0 a 3 anos na pedagogia Waldorf
(2014)Resumo : A intenção deste trabalho era analisar uma perspectiva pedagógica ainda pouco explorada academicamente – a pedagogia Waldorf – e a forma como esta é conduzida na educação de crianças de 0 a 3 anos. O objetivo era ... -
Inclusão escolar : quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas
(2018)Resumo : O trabalho intitulado "Inclusão escolar: quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas?" tem como objetivo apresentar considerações sobre os desafios ... -
Bridging the Gap : construindo pontes entre as conferências internacionais, o Children's Bureau e a Conferência da Casa Branca de Proteção e Saúde da Criança
(2015)Resumo : A pesquisa tem por objeto de estudo a White House Conference on Child Health and Protection – Conferência da Casa Branca sobre Proteção e Saúde da Criança –, realizada em 1930 em Washington, D.C. O objetivo da ... -
A inclusão com Distrofia Muscular de Duchenne sob a perspectiva de familiares
(2017)Resumo : A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é a doença neuromuscular mais frequente dentre as distrofias na infância, existem vários estudantes com esse diagnóstico na rede regular de ensino. O trabalho a seguir tem ... -
Avaliação educacional no campo da educação especial
(2020)Resumo : A avaliação é um tema de estudo cheio de complexidades, e quando nos deparamos com as dificuldades de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, necessidades especiais e/ou necessidades ... -
A importância do brincar : o espaço e o tempo para o desenvolvimento infantil
(2016)Resumo : O presente trabalho, realizado com base na análise e reflexão de pesquisas bibliográficas concernentes ao tema, tem por objetivo analisar o espaço e tempo do brincar e de que forma este contribui para o desenvolvimento ... -
Avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2021)Resumo : Este trabalho discente teve por finalidade analisar instrumentos de avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa documental de cunho ... -
A importância do brincar no desenvolvimento da criança em uma escola municipal de Curitiba : os desafios na transição da educação infantil para o ensino fundamental
(2017)Resumo : Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e observar como acontece esse processo dentro de uma escola, no primeiro ano do ensino fundamental ... -
Avaliação do aluno com deficiência física neuromotora : um estudo dos recursos didáticos e pedagógicos
(2015)Resumo : Esse é um estudo sobre recursos didáticos e pedagógicos utilizados no processo de avaliação de alunos com deficiência física neuromotora que frequentam uma instituição de educação básica na modalidade de educação ... -
A importância da música no desenvolvimento do bebê : uma análise a partir da prática de pais e professores
(2017)Resumo : Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar a influência da música no desenvolvimento infantil, a partir das práticas dos professores, pais ou responsáveis. Esta temática foi fundamentada em referenciais ... -
A atuação do pedagogo na formação continuada de professores da educação infantil em Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba/PR
(2015)Resumo : Este trabalho faz um pequeno recorte do que é um Centro de Educação Infantil Conveniado (CEI) e demonstra como é elaborado o conteúdo teórico para os pedagogos atuantes na Rede Municipal de Curitiba, no tocante a ... -
A importância da literatura infantil na constução do imaginário no espaco escolar
(2017)Resumo : Estudo bibliográfico sobre a importância da literatura infantil na construção do imaginário no espaço escolar. Analisa o estado da arte, constituído principalmente de livros, dissertações, teses e artigos científicos, ... -
Atuação de pedagogos no Tribunal de Justiça do Paraná : desafios e possibilidades
(2014)Resumo : A presente pesquisa analisa a atuação dos pedagogos no Tribunal de Justiça do Paraná, assim como seu papel social frente ao panorama estabelecido a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. ... -
A importância da filosofia da educação na constituição da identidade profissional do pedagogo formado pela Universidade Federal do Paraná
(2017)Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo identificar de que forma os conteúdos da disciplina de Filosofia da Educação influenciam na constituição da identidade profissional dos pedagogos formados pela Universidade Federal ... -
A atuação da cogna educação e as implicações para o acesso ao ensino superior
(2020)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a atuação do Cogna Educação, inserido em um contexto de redefinição do papel do Estado brasileiro e do estímulo às parcerias público-privadas, ...