Avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Resumo : Este trabalho discente teve por finalidade analisar instrumentos de avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa documental de cunho qualitativo. A pesquisa iniciou conceituando o termo avaliação. Após explanou-se sobre a avaliação dentro das três principais tendências pedagógicas: Tradicional, Tecnicista e Escola Nova. Também houve algumas definições sobre as funções da avaliação enquanto diagnóstica, formativa e somativa. Assim, discorreu-se sobre aspectos importantes a serem levados em conta para o professor planejar uma avaliação adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na sequência da pesquisa, discorreu-se sobre a inclusão escolar, desde o conceito da mesma, legislações internacionais e nacionais, bem como os avanços e desafios para a sua efetividade Abstract : The purpose of this work was to analyze educational assessment instruments adapted for children with disabilities in the Early Years of Elementary Education, through a qualitative documentary research. The research started by conceptualizing the term evaluation. Afterwards, it was explained about the evaluation within the three main pedagogical trends: Traditional, Technicist and Escola Nova. There were also some definitions of the evaluation functions as diagnostic, formative and summative. Thus, it was discussed about important aspects to be taken into account for the teacher to plan an adapted assessment for children with disabilities in the Early Years of Elementary School. Following the research, school inclusion was discussed, from the concept of it, international and national legislation, as well as advances and challenges for its effectiveness
Collections
- Pedagogia [622]