• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANA JULIA DIAS VIEIRA.pdf (565.1Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Vieira, Ana Júlia Dias
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho discente teve por finalidade analisar instrumentos de avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa documental de cunho qualitativo. A pesquisa iniciou conceituando o termo avaliação. Após explanou-se sobre a avaliação dentro das três principais tendências pedagógicas: Tradicional, Tecnicista e Escola Nova. Também houve algumas definições sobre as funções da avaliação enquanto diagnóstica, formativa e somativa. Assim, discorreu-se sobre aspectos importantes a serem levados em conta para o professor planejar uma avaliação adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na sequência da pesquisa, discorreu-se sobre a inclusão escolar, desde o conceito da mesma, legislações internacionais e nacionais, bem como os avanços e desafios para a sua efetividade
     
    Abstract : The purpose of this work was to analyze educational assessment instruments adapted for children with disabilities in the Early Years of Elementary Education, through a qualitative documentary research. The research started by conceptualizing the term evaluation. Afterwards, it was explained about the evaluation within the three main pedagogical trends: Traditional, Technicist and Escola Nova. There were also some definitions of the evaluation functions as diagnostic, formative and summative. Thus, it was discussed about important aspects to be taken into account for the teacher to plan an adapted assessment for children with disabilities in the Early Years of Elementary School. Following the research, school inclusion was discussed, from the concept of it, international and national legislation, as well as advances and challenges for its effectiveness
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85653
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV