Avaliação do aluno com deficiência física neuromotora : um estudo dos recursos didáticos e pedagógicos
Resumo
Resumo : Esse é um estudo sobre recursos didáticos e pedagógicos utilizados no processo de avaliação de alunos com deficiência física neuromotora que frequentam uma instituição de educação básica na modalidade de educação especial da rede estadual do Paraná. Para esse estudo, optou-se pela utilização da metodologia de pesquisa do estudo de caso. O trabalho parte do histórico da educação especial no Brasil, e no estado do Paraná, trazendo na sequencia a definição de deficiência física neuromotora, que apresenta a peculiaridade de ser difícil encontrar uma classificação capaz de incluir todos os distúrbios que podem ser apresentados. Para conhecimento da realidade em sala de aula, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze professoras, contendo oito questões, que abordaram a prática de cada professora em sala, as estratégias e metodologias por elas utilizadas, as adaptações necessárias para a realização do trabalho. O estudo possibilitou maior conhecimento sobre o tema e sobre a realidade da sala de aula. Além de conhecer os recursos que as professoras utilizam, as adaptações que elas mesmas realizam em sala de aula, foi também bastante mencionado durante as entrevistas, a importância da afetividade nesse trabalho, a necessidade de conhecer seu aluno, saber suas potencialidades e limites, e a necessidade de trazer para a sala de aula um trabalho que faça diferença na realidade de cada um.
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- Pedagogia [622]