• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação do aluno com deficiência física neuromotora : um estudo dos recursos didáticos e pedagógicos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARCELO AUGUSTO ANDRIOLLI.pdf (449.6Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Andriolli, Marcelo Augusto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esse é um estudo sobre recursos didáticos e pedagógicos utilizados no processo de avaliação de alunos com deficiência física neuromotora que frequentam uma instituição de educação básica na modalidade de educação especial da rede estadual do Paraná. Para esse estudo, optou-se pela utilização da metodologia de pesquisa do estudo de caso. O trabalho parte do histórico da educação especial no Brasil, e no estado do Paraná, trazendo na sequencia a definição de deficiência física neuromotora, que apresenta a peculiaridade de ser difícil encontrar uma classificação capaz de incluir todos os distúrbios que podem ser apresentados. Para conhecimento da realidade em sala de aula, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze professoras, contendo oito questões, que abordaram a prática de cada professora em sala, as estratégias e metodologias por elas utilizadas, as adaptações necessárias para a realização do trabalho. O estudo possibilitou maior conhecimento sobre o tema e sobre a realidade da sala de aula. Além de conhecer os recursos que as professoras utilizam, as adaptações que elas mesmas realizam em sala de aula, foi também bastante mencionado durante as entrevistas, a importância da afetividade nesse trabalho, a necessidade de conhecer seu aluno, saber suas potencialidades e limites, e a necessidade de trazer para a sala de aula um trabalho que faça diferença na realidade de cada um.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82536
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV