O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a articulação com a escola : demandas invisíveis do sofrimento psíquico
Resumo
Resumo : Essa pesquisa se insere nos campos da educação e saúde e objetiva compreender de que forma a escola, na perspectiva da educação inclusiva, se articula com o serviço de atenção à saúde mental, em específico o Centro de Atenção Psicossocial Infantil. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, a partir da análise de 21 artigos, encontrados em plataformas eletrônicas utilizando os descritores de busca combinados pelo operador lógico booleano "and": CAPSi and escola e Centro de Atenção Psicossocial Infantil and escola. Os principais resultados foram elaborados em cinco categorias na matriz de síntese: a relevância do tema para a agenda política; a intersetorialidade ou sua ausência; o papel da família; a medicalização infantil; e o desconhecimento sobre o sofrimento psíquico. O baixo número de artigos que relacionam a educação e saúde, como textos orientadores ou experiências práticas bem-sucedidas, indica a incipiência de estudos na área, apontando para a necessidade de mais pesquisas que abordem o tema, demonstrando a fragilidade e o desconhecimento da importância da saúde mental e do atendimento a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico Abstract : This research is inserted in the fields of education and health and aims to understand how the school, in the perspective of inclusive education, articulates with the mental health care service, specifically the Child Psychosocial Care Center. The methodology used was an integrative review, based on the analysis of 21 articles,which were found on electronic platforms using the search descriptors combined by the Boolean logical operator "and": CAPSi and school; Child Psychosocial Care Center and school. The main results were elaborated in five categories of analysis: a relevant theme for the political agenda; intersectoriality or her absence; the role of the family; child medicalization; and the lack of knowledge about psychological suffering. The low number of articles relating education and health, like guiding textor successful practical experiences, indicates the incipience of studies in the area and it"s an indicator of the fragility and ignorance about the importance of mental health and services for children and adolescents in psychological distress
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- Pedagogia [551]