A importância da literatura infantil na constução do imaginário no espaco escolar
Resumo
Resumo : Estudo bibliográfico sobre a importância da literatura infantil na construção do imaginário no espaço escolar. Analisa o estado da arte, constituído principalmente de livros, dissertações, teses e artigos científicos, a respeito da literatura infantil e imaginário. Pesquisa introdutória das relações entre literatura e literatura infantil e sua importância para a construção do imaginário do pequeno leitor. Observa as diferentes perspectivas a respeito do que é literatura e o que é literatura infantil. Analisa os conceitos expostos por autores das áreas de Letras e Educação sobre as especificidades da literatura e literatura infantil. Constata que por meio do imaginário o pequeno leitor consegue resolver conflitos e compreender melhor o mundo ao seu redor. Estuda a relação do imaginário com as brincadeiras de faz de conta. Reflete sobre as contradições da escola, que ao mesmo tempo em que deseja inserir a criança no mundo da leitura literária, a utiliza como pretexto para que aprenda diversos conteúdos e se perdendo da literariedade do texto e da sua função humanizadora. Conclui que a literatura infantil auxilia na resolução de conflitos por meio do imaginário e que a escola deve ser um espaço de formação do pequeno leitor por meio da literatura infantil. Abstract : This bibliographical study has the objective of understanding children's literature in the construction of the imaginary in the school environment. It analyses the material previously produced by books, dissertations, theses and scientific articles about children's and imaginary literature. It has an introductory research of relations between literature and children's literature and its importance for the construction of the imaginary of the little reader. It observes the different perspectives regarding what is literature and what is children's literature. It analyses the concepts evinced by authors of the areas of Language arts and science and education on the specificities of literature and children's literature. It observes if the little reader is being able to create new interpretations of the world, also uncovers if they are capable of solving conflicts and understand the reality through the imaginary. It observes the imaginary relationship with the tales game. It criticizes the school for being a contradictory environment, because the school inserts children in the reading world, but they also want them to be able to learn all the other subjects. It concludes that the children's literature assists in solving conflicts by means of the imaginary, and that the school is a training space that aids to the construction of the imaginary of the little reader through children's literature.
Collections
- Pedagogia [622]