Avaliação educacional no campo da educação especial
Resumo
Resumo : A avaliação é um tema de estudo cheio de complexidades, e quando nos deparamos com as dificuldades de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, necessidades especiais e/ou necessidades educacionais especiais, é importante conhecer as legislações vigentes para assegurar uma educação de qualidade, e entender referenciais teóricos-metodológicos para uma ação avaliativa acessível. Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, o objetivo deste trabalho é entender como o portfólio dentro do contexto escolar possui o potencial de ser um importante aliado dos professores no processo de ensino-aprendizagem. A justificativa do estudo revela-se na necessidade de buscar uma educação cada vez mais justa, tanto em perspectivas educacionais quanto avaliativas. Usando autores da área da avaliação, e partindo da concepção de que professores precisam compreender novas concepções, tanto de avaliação, como de educação, concluímos que é necessário uma relação de parceria com os educandos para tornar a escola um lugar cada vez mais inclusivo Abstract : Assessment is a subject of study full of complexities, and when we face difficulties in following the teaching-learning process of peoples with disabilities, special needs and/or special educational needs, It is important to know the laws in force to ensure an education quality, and understand theoretical-methodological references for an accessible action in school. Using the bibliographic research as a methodology, the objective of this work is to understand how the portfolio in the education context has the potential to be a very important ally of teachers in the teaching-learning process. The justification of this study reveals the need to seek an increasingly egalitarian education, both in educational and evaluative perspectives. Using authors from the evaluation field, and starting from the concept that teachers need to understand new concepts, both in evaluation and in education, we conclude that a partnership with students is necessary to make the school an inclusive place
Collections
- Pedagogia [622]