A brincadeira e o cuidado na educação de crianças de 0 a 3 anos na pedagogia Waldorf
Resumo
Resumo : A intenção deste trabalho era analisar uma perspectiva pedagógica ainda pouco explorada academicamente – a pedagogia Waldorf – e a forma como esta é conduzida na educação de crianças de 0 a 3 anos. O objetivo era entende-la na teoria e na prática. Em um primeiro momento foram estudadas as produções existentes sobre essa pedagogia. Então, foi pesquisada a produção no Brasil em anos recentes acerca da educação de bebês e crianças bem pequenas, para compreender o que é essencial para a educação do grupo em questão. Nesse levantamento de dados havíamos reconhecido a importância de dois dos principais eixos da educação de 0 a 3 anos – a brincadeira e o cuidado –, assim como identificamos algumas ausências na produção sobre essa faixa etária na pedagogia Waldorf. Através da análise comparativa de todos os dados levantados, surgiram questões que, para serem respondidas, necessitavam ser observadas no contexto de uma instituição Waldorf. Foram desenvolvidas, portanto, observações em uma turma de maternal Waldorf em Curitiba. A partir disso, compreendemos que a prática Waldorf é composta por atividades de cuidado e de brincadeira, assim como de uma relação professor- criança, que respeitam o ritmo do bebê e criança, com mais liberdade em termos de espaço e tempo, em conformidade com as indicações dos textos acadêmicos. Abstract : The intention of this paper was to analyze a pedagogical perspective seldom explored in an academic context – Waldorf pedagogy – and the way in which it is led in the education of children aged 0 to 3 years old. The objective was to understand it in both theory and its usage. First, the existing production regarding that pedagogy was studied. Then, the recent Brazilian production regarding the education of babies and toddlers was researched, so for us to comprehend what is essential to the education of said group. In this collection of data, we had recognized the importance of two of the main axes in the education of children aged 0 to 3 years old – playing and care -, as we had also identified some absences in the production about the same age groupin Waldorf pedagogy. Through the comparative analyses of all data, some questions were brought upon us, that, in order to be answered, needed to be observed in the context of a Waldorf school. Therefore, observations in a babies and toddlers class in a Waldorf school in Curitiba were undertaken. From that we were able to comprehend that the Waldorf pedagogy is composed of care and play activities, as well as of a teacher-child relationship, that respect the rhythm of the baby and toddler, with more liberty in terms of space and time, in accordance with the indications of the academic production.
Collections
- Pedagogia [410]