O circo na educação infantil : sistematizando uma proposta pedagógica
Resumo
Resumo : O presente estudo teve como objetivo analisar como as práticas corporais circenses podem ser inseridas no âmbito escolar, mais precisamente na etapa da Educação Infantil, bem como estruturar uma proposta pedagógica contemplando algumas especificidades do universo circense e aproximando as crianças à arte, à cultura, ao movimento, à expressão e principalmente à ludicidade. Para tanto, foi realizada a leitura e a consulta de livros, artigos científicos, legislações e monografias selecionadas através de busca em banco de dados. A proposta foi organizada a partir de 7 temas, envolvendo diferentes saberes das práticas corporais circenses, considerando a importância das brincadeiras e interações. Consideramos que o trabalho pode contribuir na produção de conhecimentos sobre os conteúdos da cultura corporal de movimento que podem ser ensinados no âmbito da Educação Infantil Abstract : The present study aimed to analyze how circus practices can be inserted in school context, more precisely in the Early Childhood Education, as well, to structure a pedagogical proposal contemplating some specificities of circus universe and bringing children closer to art, culture, movement and expression. To this end, books, scientific articles, legislation and monographs were selected through a database search. The proposal was organized based on 7 themes, involving different knowledge of circus practices, considering the importance of to play and interactions. We believe this study can contribute to the production of knowledge about the contents of the body culture and can be taught in the Childhood Education context
Collections
- Pedagogia [410]