A importância do brincar : o espaço e o tempo para o desenvolvimento infantil
Resumo
Resumo : O presente trabalho, realizado com base na análise e reflexão de pesquisas bibliográficas concernentes ao tema, tem por objetivo analisar o espaço e tempo do brincar e de que forma este contribui para o desenvolvimento infantil. Tratar-se-á, inicialmente, da importância do brincar, passando em seguida para o desenvolvimento da criança através do brincar. Expondo consecutivamente a cultura do brincar e como este afeta o desenvolvimento social da criança. Em momento posterior, apresentar-se-ão a questão do educador como mediador das brincadeiras; Verificar o papel do brinquedo e a forma que ele vem sendo tratado na instituição, tendo em vista considerar o brinquedo como um instrumento de aprendizagem espontânea que contribui no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Finalizando esse capítulo, apresento o brincar na perspectiva do educador. Por fim, será versado sobre o espaço e tempo no brincar e por sequência, como o brincar é considerado dentro do espaço e tempo na perspectiva do educador do Município de Curitiba, sendo ele um facilitador no processo de aprendizagem Abstract : This work, carried out based on the analysis and reflection of bibliographical research related to the theme, aims to analyze the space and the time to toy and how this contributes to child development. Will be explored initially in this study the importance of to toy, passing then to the development of the child through of the act of playing. Exposing consecutively the culture of to play and how this affects the social development of the child; In later moment, will be presented the question of the educator as mediator of the games. Furthermore, will be explored the role of the toy and the way this has been handled in the institution, in order to consider the toy as a instrument of spontaneous learning that contributes to the development of cognitive, motor and social skills. Finishing this chapter, will be presented the act of playing in the perspective of the educator. Lastly, will be versed on the space and time to toy and by sequence, how to toy is considered within the space and time from the perspective of the educator of the Municipality of Curitiba, him being a facilitator in the process of learning.
Collections
- Pedagogia [622]