Bridging the Gap : construindo pontes entre as conferências internacionais, o Children's Bureau e a Conferência da Casa Branca de Proteção e Saúde da Criança
Resumo
Resumo : A pesquisa tem por objeto de estudo a White House Conference on Child Health and Protection – Conferência da Casa Branca sobre Proteção e Saúde da Criança –, realizada em 1930 em Washington, D.C. O objetivo da pesquisa é o de analisar as representações de infância, família, e educação nos materiais produzidos e apresentados nesta Conferência de 1930, compreendendo algumas das relações entre o Children’s Bureau – Departamento daCriança dos Estados Unidos –, esta Conferência de 1930 e um contexto internacional de proteção à infância analisado por meio de congressos e conferências internacionais. Esta análise remete à construção de pontes para pensar nos diferentes processos de apropriação e circulação de ideias dentro de circuitos internacionais e locais. De modo que se apropria dos referenciais da história cultural (CERTEAU, 2014; CHARTIER, 1991; GINZBURG, 1989) para realizar suas análises e a teorização de suas fontes. As principais fontes utilizadas são os materiais produzidos na Conferência e relatórios do Children’s Bureau. Esta pesquisa também dialoga com a história da infância e os estudos da criança, compreendo a pluralidade de representações de infância e suas experiências. Abstract : This research has as object of study the White House Conference on Child Health and Protection, convened in Washington, D.C. in 1930. The main purpose of this research is to analyze the representations of childhood, family and education in the materials elaborated and presented on this Conference of 1930, thus comprehending the relations among the Children’s Bureau, the 1930 Conference and the international context of childhood protection which is analyzed through the international congresses and conferences. This analysis refers to the process of bridging the gap to think about the processes of appropriation and circulation of ideas within international and local networks. It employs the concepts of the cultural history (CERTEAU, 2014; CHARTIER, 1991; GINZBURG, 1989) in order to realize its analysis and theorize its sources. The main sources are the materials elaborated in the Conference and the reports of the Children’s Bureau. This research also dialogues whit the history of childhood and child studies, understanding the plurality of childhood representations and experiences.
Collections
- Pedagogia [445]