• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Bridging the Gap : construindo pontes entre as conferências internacionais, o Children's Bureau e a Conferência da Casa Branca de Proteção e Saúde da Criança

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANA JULIA LUCHT RODRIGUES.pdf (3.204Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Rodrigues, Ana Julia Lucht
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A pesquisa tem por objeto de estudo a White House Conference on Child Health and Protection – Conferência da Casa Branca sobre Proteção e Saúde da Criança –, realizada em 1930 em Washington, D.C. O objetivo da pesquisa é o de analisar as representações de infância, família, e educação nos materiais produzidos e apresentados nesta Conferência de 1930, compreendendo algumas das relações entre o Children’s Bureau – Departamento daCriança dos Estados Unidos –, esta Conferência de 1930 e um contexto internacional de proteção à infância analisado por meio de congressos e conferências internacionais. Esta análise remete à construção de pontes para pensar nos diferentes processos de apropriação e circulação de ideias dentro de circuitos internacionais e locais. De modo que se apropria dos referenciais da história cultural (CERTEAU, 2014; CHARTIER, 1991; GINZBURG, 1989) para realizar suas análises e a teorização de suas fontes. As principais fontes utilizadas são os materiais produzidos na Conferência e relatórios do Children’s Bureau. Esta pesquisa também dialoga com a história da infância e os estudos da criança, compreendo a pluralidade de representações de infância e suas experiências.
     
    Abstract : This research has as object of study the White House Conference on Child Health and Protection, convened in Washington, D.C. in 1930. The main purpose of this research is to analyze the representations of childhood, family and education in the materials elaborated and presented on this Conference of 1930, thus comprehending the relations among the Children’s Bureau, the 1930 Conference and the international context of childhood protection which is analyzed through the international congresses and conferences. This analysis refers to the process of bridging the gap to think about the processes of appropriation and circulation of ideas within international and local networks. It employs the concepts of the cultural history (CERTEAU, 2014; CHARTIER, 1991; GINZBURG, 1989) in order to realize its analysis and theorize its sources. The main sources are the materials elaborated in the Conference and the reports of the Children’s Bureau. This research also dialogues whit the history of childhood and child studies, understanding the plurality of childhood representations and experiences.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81918
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV