• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância do brincar no desenvolvimento da criança em uma escola municipal de Curitiba : os desafios na transição da educação infantil para o ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    BARBARA BIANCA GOMES MEDEIROS.pdf (2.929Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Medeiros, Bárbara Bianca Gomes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e observar como acontece esse processo dentro de uma escola, no primeiro ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Curitiba. Destarte, em meio a muitos aspectos vinculados à infância, foi definido como tema principal de pesquisa a importância do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental, especificamente no primeiro ano do ensino fundamental e seus principais desafios, pois a atividade do brincar é considerada de grande importância para o desenvolvimento da criança. Como metodologia, buscou-se em um primeiro momento, um estudo histórico, realizado por meio de análises bibliográficas, sobre a criança e a infância, e a história do brincar e da brincadeira no decorrer da história. Em seguida, por meio de uma pesquisa de campo, foi feito uma análise sobre a criança e o brincar na escola após a transição da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Curitiba. As informações da pesquisa de campo, foram construídas por meio de entrevistas, e observações em uma sala de aula com crianças na faixa etária entre 5 e 7 anos do primeiro ano do ensino fundamental, com o propósito de apresentar como o brincar está sendo proporcionado no primeiro ano do ensino fundamental. Os resultados mostram maneiras diferentes de como toda criança vivencia o brincar na sua rotina escolar. Para as crianças, a hora do "recreio" é vivida como um momento mágico, pois sentem-se livres para criar e mostrar suas personalidades sem medo de errar. Porém, o que se percebe na turma de primeiro ano do ensino fundamental é que, a hora de brincar acaba sendo restrito, sendo vivenciado apenas na hora do recreio, ou em dias marcados, deixando de lado nas atividades curriculares.
     
    Abstract : This work aims to propose a reflection on the importance of playing for children 's development and to observe how this process happens inside a school, in the first year of elementary school of the Municipal Network of Curitiba. Thus, in the midst of many aspects related to childhood, the main theme of research was the importance of playing in the transition from early childhood education to primary education, specifically in the first year of elementary education and its main challenges, since the activity of play is considered of great importance for the development of the child. As a methodology, it was sought at first, through bibliographical analyzes, to carry out a historical study on children and childhood, and the history of play and play in the course of history. Then, through a field research, an analysis was made on the child and playing in the school after the transition from early childhood education to the first year of elementary school in a school in the Municipal Network of Curitiba. The field research information was constructed through interviews and observations in a classroom with children in the age group between 5 and 7 years of the first year of elementary school, in order to present how the play is being applied in the first year of elementary school. The results show different ways of how every child experiences playing in their school routine. For children, the "playtime" is experienced as a magical moment because they feel free to create and show their personalities without fear of making mistakes. However, what is perceived in the first year of elementary school is that the play time ends up being restricted, being experienced only at recess, or on marked days, leaving aside the curricular activities.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87707
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar
    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV