Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
Navegar por
Submissões recentes
-
Homeschooling - o cenário da educação domiciliar no
(2024)Resumo : O presente trabalho examina o cenário do homeschooling no Brasil, apresentando aspectos históricos e a influência norte-americana. A pesquisa se concentra na evolução legislativa, nas perspectivas familiares e nos ... -
Fundamentos teóricos da formação de professores para lecionar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : um breve ensaio
(2024)Resumo : O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino é um tema que tem ganhado destaque em meio às pesquisas na atualidade. A questão de pesquisa que norteia esta investigação ... -
A utilização da interdisciplinaridade no ensino da matemática: uma análise no 6° ano do ensino fundamental II
(2018)Resumo : Encontram-se vários registros nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, recomendando que os professores utilizem a interdisciplinaridade para ... -
Educação não formal : identificando as dificuldades na aprendizagem de matemática com o jogo "brincando com as inequações"
(2019)Resumo : Este trabalho apresenta os resultados da implementação do jogo matemático ?Brincando com as inequações?, desenvolvido em uma Escola Estadual em um município na região Oeste do Paraná. O jogo foi aplicado para ... -
Desempenho da memória de curto prazo modelado por equações diferenciais ordinárias de primeira ordem
(2019)Resumo : Neste trabalho usamos a modelagem matem'atica para obter um modelo governado por equac¸˜oes diferenciais ordina'rias que descreve matematicamente o comportamento da mem'oria de curto prazo de um indiv'iduo. Para ... -
Forma canônica de Jordan aplicada ao controle de equações diferenciais via exponencial de matrizes
(2023)Resumo : A possibilidade de conduzir um sistema até um estado desejado é o que torna a teoria de controle essencial em inúmeros campos da engenharia e ciência. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a existência da Forma ... -
Um estudo sobre anéis de polinômios
(2023)Resumo : Neste trabalho, introduzimos os principais conceitos sobre a Teoria de Anéis afim de estudar a estrutura algébrica dos anéis de polinômios, com foco nos critérios de irredutibilidade de polinômios. A metodologia ... -
Oficina de ciência forense : suicídio ou assassinato
(2022)Resumo : Este trabalho traz um modelo de aplicação de uma oficina sobre Ciência Forense, desenvolvido de forma interdisciplinar dentro do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com abordagens em computação, biologia, ... -
Estratégias de cálculo mental e o conceito de adição : uma análise do livro didático e da prática docente no segundo ano do ensino fundamental
(2022)Resumo : O cálculo mental é uma ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento do sentido de número, a resolução de problemas, além de contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo. É indicado em documentos ... -
As dificuldades dos alunos da educação de jovens e adultos com a disciplina de matemática : análise de um estudo de caso
(2022)Resumo : Este artigo foi elaborado com o objetivo de conhecer quais as principais dificuldades dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação aos conteúdos de Matemática. A ideia da pesquisa surgiu a partir ... -
Análise das implicações da calculadora do celular no processo de cálculo mental
(2022)Resumo : O método de cálculo a partir de estratégias mentais, já foi considerado um requisito fundamental para o aprofundamento de conhecimentos matemáticos em vários tópicos da matemática. Atualmente, nota-se que este ... -
Cálculo mental e computação mental : uma análise epistemológica das concepções
(2022)Resumo : nossos estudos com o cálculo mental se iniciarem com projetos de Iniciação Científica e projetos de ensino e extensão, onde muito foi aprendido e construído. Participei como aluna voluntária e/ou bolsista nesses ... -
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
(2022)Resumo : o presente trabalho consiste na concepção, análise e experimentação de uma sequência didática, que envolve a temática Números na disciplina de Matemática no 6° ano do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar as ... -
O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
(2022)Resumo : o ensino de matemática é considerado por muitos um grande desafio, o tema proposto vem como uma sugestão para melhorar esse processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente no Ensino Fundamental II. Sendo ... -
Obstáculos epistemológicos : o estado de conhecimento na educação matemática
(2021)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento (FERREIRA, 2002). De modo geral, na Educação Matemática, existem muitas dificuldades, uma delas é a ... -
Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
(2019)Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matem'atica para o ensino das representa- ¸c˜oes alg'ebricas de Algebra, que foi aplicada em uma turma de ' 7 o Ano do Ensino Fundamental II de um Col'egio Estadual ... -
O uso da modelagem matemática para o ensino de multiplicação de matrizes
(2019)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso investiga na teoria e prática, as potencialidades da Modelagem Matemática no ensino. Visto que, durante observações de estágio realizadas em diversas aulas de matemática, foi ... -
Métodos e práticas de ensino de matemática básica nas salas de recursos multifuncionais na rede estadual do município de Assis Chateaubriand-Paraná
(2019)Resumo : O presente estudo visa o conhecimento mais profundo sobre a realidade do processo de ensino inclusivo, na disciplina de Matemática, nas salas de recursos multifuncionais, em contextos educacionais e faixas etárias ... -
A modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como uma ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem
(2019)Resumo : A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito ... -
Ensino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem no ensino da porcentagem a partir do cotidiano dos estudantes
(2019)Resumo : O presente trabalho refere-se ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de porcentagem, dentro da disciplina de matemática na modalidade de ensino EJA, Educação de Jovens e Adultos. Por meio da observação ...