Estratégias de cálculo mental e o conceito de adição : uma análise do livro didático e da prática docente no segundo ano do ensino fundamental
Resumo
Resumo : O cálculo mental é uma ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento do sentido de número, a resolução de problemas, além de contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo. É indicado em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma habilidade que deve ser desenvolvida pelos alunos no Ensino Fundamental. Diante disso, buscamos analisar as possibilidades de utilização do cálculo mental a partir das tarefas matemáticas propostas no livro didático e em aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental. O livro foi selecionado pois faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo utilizado nas escolas do município de realização da pesquisa. Foi realizada uma pesquisa de campo, onde foi feita a observação de aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental. Como registro, foram produzidos relatórios das observações. A análise do capítulo do livro didático e dos relatórios das observações foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. A análise mostrou que no capítulo Adição do livro didático há diversas possibilidades de abordar o cálculo mental nas tarefas matemáticas. A análise das observações evidenciou que em diversos momentos há possibilidade de desenvolver o cálculo mental em tarefas matemáticas propostas nas aulas, apontou também o papel fundamental do professor no trabalho com o cálculo mental em sala de aula ao propor tarefas que permitam o desenvolvimento de estratégias para o cálculo mental e ao estimular sua utilização em diferentes tarefas matemáticas nas quais se pretende a aprendizagem da Matemática. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a Educação Matemática ao identificar as possibilidades de utilização do cálculo mental em tarefas matemáticas e a importância de seu desenvolvimento em aulas de Matemática.