Um panorama dos materiais didáticos do laboratório de ensino de matemática do colégio agrícola estadual de Toledo
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Colégio Agrícola Estadual de Toledo, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Toledo. Após a coleta das informações e a organização dos dados, foram elaborados roteiros para os materiais didáticos visando facilitar o manuseio destes materiais no contexto de aula e oportunizar a procura dos materiais assim que necessário no LEM. A criação de quadros e tabelas facilitou o levantamento a respeito dos materiais, bem como sua organização e separação. Destacamos os benefícios do Laboratório de Ensino de Matemática e a sua relação com a Matemática, analisando as possibilidades que os materiais podem oportunizar em uma aula de Matemática, podendo facilitar a visualização e a compreensão dos fenômenos estudados. Como resultado, obtivemos a apresentação dos panoramas dos materiais didáticos, sendo que estes dados serão disponibilizados ao Núcleo Regional de Educação de Toledo, enfatizando a importância destes materiais e a utilização dos mesmos, pois constituem um possível material de suporte para o professor, que pode ser adaptado como necessário Abstract : This paper aims to present an overview of the teaching materials of the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) of the Toledo State Agricultural College, which belongs to the Toledo Regional Education Center. After collecting the information and organizing the data, scripts for the teaching materials were created to facilitate the handling of these materials in the classroom context and to provide an opportunity to search the materials as needed in the LEM. The creation of tables and charts facilitated the survey of materials, as well as their organization and separation. We highlight the benefits of the Mathematics Teaching Laboratory and its relationship with Mathematics, analyzing the possibilities that the materials can provide in a Mathematics class, which can facilitate the visualization and understanding of the phenomena studied. The organization of tables and charts allowed the survey of materials, as well as their organization and separation. As a result, we obtained the presentation of the overviews of the teaching materials, and this data will be made available to the Toledo Regional Education Center, emphasizing the importance of these materials and their use, as they constitute a possible support material for the teacher, which can be adapted as necessary