• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente como uma ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    BEATRIZ BENICIO PIZAPIO WILTNER_Ciencias exatas_2019-2.pdf (4.486Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Wiltner, Beatriz Benicio Pizapio, 1998-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito grande, o que gera uma inquietação em professores e em futuros professores. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como tema central a modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com o objetivo de verificar se esta abordagem de ensino-aprendizagem auxilia no desempenho dos estudantes e na melhora da participação dos mesmos dentro das disciplinas de Matemática. A aproximação do conteúdo escolar com o cotidiano dos alunos também foi um dos objetivos visados nesta pesquisa. Além disso, pretendeu-se criar oportunidades de debate para conscientização dos discentes acerca de alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O presente trabalho foi iniciado com uma revisão bibliográfica acerca do assunto e, após, foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio público da cidade de Palotina (localizada no Oeste do Paraná), qualificando-se como uma pesquisa experimental e de cunho qualitativo, em que o comportamento dos estudantes observados foi o principal meio de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada durante o estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências ExatasMatemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a probabilidade de os alunos entenderem determinados conteúdos matemáticos é maior quando os discentes participam ativamente das aulas, fazendo parte do processo de construção do conteúdo. A vivência em sala de aula como estudante, observando colegas de sala, e a posterior observação de outros alunos no contexto educacional levaram-me a perceber que o desinteresse dos alunos pela matemática é muito grande, o que gera uma inquietação em professores e em futuros professores. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como tema central a modelagem matemática sob o enfoque da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com o objetivo de verificar se esta abordagem de ensino-aprendizagem auxilia no desempenho dos estudantes e na melhora da participação dos mesmos dentro das disciplinas de Matemática. A aproximação do conteúdo escolar com o cotidiano dos alunos também foi um dos objetivos visados nesta pesquisa. Além disso, pretendeu-se criar oportunidades de debate para conscientização dos discentes acerca de alguns problemas relacionados ao meio ambiente. O presente trabalho foi iniciado com uma revisão bibliográfica acerca do assunto e, após, foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio público da cidade de Palotina (localizada no Oeste do Paraná), qualificando-se como uma pesquisa experimental e de cunho qualitativo, em que o comportamento dos estudantes observados foi o principal meio de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada durante o estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências ExatasMatemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a probabilidade de os alunos entenderem determinados conteúdos matemáticos é maior quando os discentes participam ativamente das aulas, fazendo parte do processo de construção do conteúdo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70646
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV